POR QUE JUNHO É O MÊS DO ORGULHO LGBT+

Os eventos acontecem anualmente em todo o mundo durante o mês de junho, considerado o mês do Orgulho LGBT+. Muitos não sabem a razão de junho ter sido escolhido como o mês destes eventos, mas a resposta é simples: deve-se às manifestações que ocorreram em 8 de junho de 1969, nos Estados Unidos.

Apontar o real início dessa luta é praticamente impossível – a homossexualidade é tão antiga quanto a própria humanidade, e sua história é a história da sexualidade humana em sua absoluta e incontornável diversidade, e provavelmente assim também é a história do preconceito. Mas olhar para o horizonte da história, mesmo que somente até o tempo recente onde nosso olhar alcança, é o melhor meio para se dimensionar a necessidade, a contundência e o profundo significado de lutas que ainda se fazem necessárias e urgentes.

Se o sistema judiciário americano praticava a homofobia abertamente até poucos anos antes de 1969, naturalmente que, à época, eram raros os bares ou estabelecimentos que recebiam pessoas abertamente gays nos EUA – e os que o faziam eram frequentemente achacados, atacados ou mesmo fechados pela polícia. Localizado entre os números 51 e 53 da Rua Christopher, no  bairro do Village, o Stonewall Inn se tornara o único bar gay de Nova York. Para manter tal negócio, a Família Genovese – mafiosos proprietários do local – pagavam semanalmente uma alta propina à polícia nova-iorquina. O bar não tinha licença para comercializar bebidas alcoólicas, não tinha saídas de emergência, não correspondia às exigências sanitárias legais, mas era o único bar abertamente gay em toda cidade, e que tinha como seu principal atrativo a dança – nele aos frequentadores era permitido dançar.

Antes que chegasse o primeiro camburão a multidão havia aumentado em dez vezes e, com isso, elevou-se também a tensão. Rapidamente após o primeiro grito de “poder gay!” e o entoar dos primeiros versos da clássica canção de protesto “We Shall Overcome” (Nós vamos vencer, em tradução livre), uma briga entre uma mulher e um policial estourou. A mulher, que estava sendo tratada com violência pelos oficiais, convocou a multidão a fazer algo para ajuda-la – e foi assim que a pólvora da injustiça acendeu a explosão.

Segundo relatos dos presentes, a multidão foi tomada pelo sentimento coletivo de que não deviam mais aguentar tal abuso. Moedas e garrafas começaram a ser atiradas contra as viaturas, como gestos que exigiam a liberdade em uma revolta popular instantânea e espontânea. Pessoas ainda estavam detidas dentro do Stonewall quando pedras, tijolos e lixo em chamas começaram a ser atirados contra as janelas e a porta do bar. A multidão invadiu o local, a polícia ameaçou atirar, mas rapidamente o incêndio começou. Tudo durou cerca de 45 minutos, até que novas viaturas chegaram junto com o corpo de bombeiros para conter a confusão.

Enquanto pessoas eram presas, a multidão resistia – e zombava dos policiais com danças e cantos. Era a primeira vez que um imenso grupo homossexual se amotinava e, mesmo com as prisões, conseguia superar a indevida ação policial. Às 4 da manhã as ruas estavam vazias, o bar estava destruído – mas a eletricidade permanecia no ar.

LGBTQIA+ – significado:

  • Lésbicas: são mulheres que se sentem afetivamente e sexualmente atraídas por outras mulheres.
  • Gays: são homens que se sentem afetivamente e sexualmente atraídas por outros homens.
  • Bissexuais: são pessoas que se sentem afetivamente e sexualmente atraída por pessoas de quaisquer gêneros.
  • Trans: pessoas que possuem uma identidade de gênero diferente da do sexo biológico.
  • Queer: pessoas que não se enquadram em nenhum dos gêneros binários.
  • Intersexo: pessoas que nasceram com condições biológicas em que o gênero não é definido.
  • Assexual: pessoas que não sentem atração sexual e/ou afetiva por ninguém.

+: Todas as outras formas de expressão da sexualidade e do gênero que não se enquadrem no padrão heteronormativo e nos termos supracitados

FONTE: https://www.hypeness.com.br/

 

keyboard_arrow_up