EM EDIÇÃO ONLINE, ENDANÇA PROMETE SURPREENDER

Vem ai uma edição especial do Endança – Encontro de Dança do Vale do Aço, projeto instituído em 1985 pela bailarina e corégrafa Zélia Olguin e sua filha Salette Olguin. Até 31 de março, grupos e artistas da dança podem inscrever coreografias de no máximo 15 minutos, para comporem a programação desta edição que será realizada integralmente online.

Podem participar grupos/artistas da dança, maiores de 18 anos, residentes em qualquer parte do país, com 01 ( uma) coreografia de no máximo 15 minutos nas modalidades: ballet de repertório, dança clássica/neoclássica, dança contemporânea, jazz, sapateado e danças urbanas. As coreografias podem ser inéditas ou não, podendo ser solos, duos ou conjunto, neste caso com pelo menos 4 integrantes em cena, simultaneamente ou não, devendo os envolvidos na gravação observarem as normas sanitárias vigentes no combate à Covid 19. As obras selecionadas receberão cachê em dinheiro, conforme regulamento que está disponível em www.endanca2021.com.br.

Serão selecionadas pela Comissão Organizadora do Encontro 30 coreografias, nas modalidades destacadas acima, sendo 12 conjuntos, 10 duos e 08 solos. As coreografias selecionadas entram em cartaz a partir de Maio de 2021, no canal do Endança no YouTube e ficam disponíveis até 31 de dezembro de 2021.

 

       O ENDANÇA

O Endança surgiu com o objetivo de manter vivo as atividades em torno da dança, bem como promover troca de experiências entre bailarinos do Vale do Aço e de outros centros, buscando com isso disseminar e difundir essa manifestação cultural. Durante anos foi responsável por movimentar a cena da dança na região, recebendo grandes companhias do cenário nacional e, principalmente, abrindo espaço para os grupos regionais, que participaram de todas as edições do encontro. Nesta edição, toda realizada no formato online, busca mais uma vez a valorização do artista da dança, dando oportunidade para que apresentem seu trabalho.

Ao longo dos anos o projeto contou com a participação de nomes como o Grupo Corpo, Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Cia de Dança do Palácio das Artes, Raça Cia de Dança, Cia. Mário Nascimento, Quasar Cia. de Dança, Centro Mineiro de Danças Clássicas, entre outras, além dos grupos atuantes na região do Vale do Aço como Grupo Corpo e Movimento, Hibridus Cia. de Dança, Academia Rosaly Coura, Cel. Cia de Dança, Flux Cia. de Dança, Academia Olguin e várias outras.

Durante cinco anos o Endança convidou os coreógrafos Mário Nascimento da Cia. Mário Nascimento/BH; Rodrigo Gièse, Karla Couto, Dadier Aguillera, Marcos Elias, Lair Assis e Peter Lavratti, todos da Cia. De Dança Palácio das Artes; Jhean Alex, do Raça Cia. de Dança/SP, Edson Beserra, que foi integrante do Grupo Corpo e Cia. Deborah Cooker, e Adriana Vilela, para realização de montagem de coreografias com participação de bailarinos do Vale do Aço de diversos estilos.

Salette Olguin, diretora artística do Endança, considera que, poder oferecer aos bailarinos da região a oportunidade de trabalharem junto a nomes tão expressivos da dança foi muito gratificante. “A cada ano essas montagens movimentavam de forma significativa o cenário da região pois envolvia pessoas de várias vertentes e com características diferentes, num trabalho dirigido por coreógrafos que em muito contribuíram com o sucesso da proposta”, avalia Salette.

A edição especial do Endança é realizada pela Associação Cultural Zélia Olguin, por meio por meio do Edital 16/2020 Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais no âmbito do Estado de Minas Gerais, nos termos da Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc. A direção artística é de Salette Olguin, com produção executiva e assessoria de imprensa de Marilda Lyra. Informações pelo email associacaoculturalzeliaolguin@gmail.com.

 

Serviço:

Endança – Encontro de Dança do Vale do Aço – Edição Especial Online

Inscrições até 31 de março 2021

Regulamento e ficha de inscrição disponível em endanca2021.com.br

Informações: (31) 99966 4166

keyboard_arrow_up