Circuito de capacitação para participação no Edital é novidade desta edição; recursos serão destinados a iniciativas que beneficiem moradores do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha
A Fundação Aperam Acesita lança mais uma oportunidade para incentivar projetos sociais no Vale do Aço e no Vale do Jequitinhonha: o 14º Edital de Projetos Fundação Aperam Acesita – Social 2025. Organizações sociais podem se inscrever para pleitear recursos para projetos nas áreas de educação, meio ambiente, geração de trabalho e renda, cidadania e direitos humanos.
As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (28/7) e as propostas podem ser enviadas até o dia 05/09. O regulamento e documentação para inscrição estão disponíveis no site https://brasil.aperam.com/.
O Edital Social tem como objetivo ampliar oportunidades para as organizações sociais sem fins lucrativos desenvolverem projetos sociais que possam contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas e para o desenvolvimento de suas comunidades, impactando positivamente a sociedade. O aporte para investimento em cada projeto aprovado será de até R$25 mil. O prazo para execução do projeto poderá ser em até nove meses, com início a partir de janeiro de 2026.
No Vale do Jequitinhonha, podem participar do processo seletivo instituições localizadas nos municípios de Capelinha, Carbonita, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha, região de abrangência da Aperam BioEnergia. Já no Vale do Aço podem participar organizações localizadas no entorno do município de Timóteo, onde se localiza a usina da Aperam.
Circuito de Capacitação
A novidade desta edição é que a Fundação Aperam Acesita irá promover um circuito de capacitação para as organizações sociais se prepararem para as inscrições de propostas no Edital. A atividade formativa vai contemplar detalhamento sobre a elaboração dos projetos e prestação de contas.
“Será um momento para capacitação sobre a estrutura de um projeto social, importância das prestações de contas, fontes de captação de recursos, em especial sobre os Editais da Fundação Aperam, e sobre a parte da documentação que as entidades devem manter organizadas”, explica o presidente da Fundação Aperam Acesita, Luiz Magalhães.
Os momentos de capacitação vão passar pelos municípios de Capelinha, Carbonita, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha, no Vale do Jequitinhonha; e em Timóteo, no Vale do Aço.