Supermercados - Foto Emmanuel Franco (10)

11 FERIADOS EM 2022 E SUPERMERCADOS VÃO ABRIR QUANDO?

Foi assinada em Ipatinga a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que garante a abertura de empresas de gênero alimentício do município em seis dos próximos 11 feriados até dezembro. Estão autorizados a funcionar nestes dias, conforme o documento firmado entre patrões e empregados, supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões, hortifrútis e peixarias.

O setor poderá abrir as portas, das 8h às 18h, em 21 e 29 de abril (Tiradentes e aniversário de Ipatinga, respectivamente), 16 de junho (Corpus Christ), 7 de setembro (Indepedência do Brasil) e, ainda, nos dias dois (Finados) e 15 (Proclamação da República) de novembro.
“São duas quintas e duas quartas-feiras, além de uma terça e uma sexta. Gostaríamos de ter conquistado para a classe a abertura dos 11 feriados até o fim do ano, mas, infelizmente, não depende só de nós”, comenta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, José Maria Facundes.
O dirigente sindical lembra que uma negociação envolve duas partes e chegar a um consenso, na maioria das vezes, não é simples. “Os funcionários que serão escalados para trabalhar nos seis feriados negociados terão uma compensação financeira, dinheiro que deverá ser gasto na nossa região e ajudará a alavancar a economia”, prevê José Maria. Por último, o presidente do Sindcomércio afirma que as negociações com o Seci (Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga) que culminaram na assinatura da CCT transcorreram com “cordialidade e bom senso da categoria laboral”.

Mais detalhes       
Conforme acordado na Convenção Coletiva, um mesmo empregado poderá trabalhar, no máximo, em quatro dos seis feriados negociados. Também não há permissão para usar a mão de obra do trabalhador quando o descanso semanal remunerado coincidir com o feriado. Os funcionários estarão de folga em 15 de abril (Paixão de Cristo), 1º de maio (Dia do Trabalhador), 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 25 de dezembro (Natal).
Em Coronel Fabriciano e Timóteo, as negociações para a abertura do setor em feriados ainda estão em andamento. Mais informações ou dúvidas sobre o que foi acordado na CCT podem ser obtidas por meio dos telefones do Sindcomércio (3821-90, 3842-2040 e 3849-4490).

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022