degustação

VINHOS, SEMPRE ELES

Na sessão degustação que aconteceu no hipermercado da Consul dia desses, os convidados foram mimados com deliciosos sabores e aromas patrocinados pela Salton, que trouxe a somelier Ana para uma palestra.

Anotei tudo:

Você sabia que 15% dos vinhos produzidos no Brasil, principalmente os espumantes, são exportados? E parece que eles, os espumantes, tomaram conta do mundo, tal o consumo registrado. Mas uma coisa é certa: ele combina com tudo, até com feijoada, porque a acidez “limpa” o paladar.

O vinho vai se mostrando à medida em que entra em contado com o ar. Quer fazer uma experiência? Abra a garrafa, sirva-se e beba sem balançar a taça. É um sabor. Agora, mexa a taça em movimentos circulares. É outra coisa. Por isso o aerador, aquele recipiente grande, de vidro, no qual depositamos o vinho a ser servido.

O sucesso dos vinhos à mesa vem de uma máxima: a bebida “pede” um alimento, ao contrário da cerveja que, por si só, enfastia, não é?

E quanto mais o alimento for gorduroso, mais o sabor frutado do vinho se apresenta. Mas não são todos os vinhos que combinam com um salaminho, por exemplo. Alguns se apresentam metálicos na presença do embutido, como o caso do Salton Intenso Cabernet, que não aconteceu com o Salton Classic, que se comportou como um intensificador do sabor.

Foram servidos ainda Salton Talento, o preferido da palestrante, e que foi escolhido para acompanhar os jantares do Papa Francisco quando de sua visita ao Brasil; e o Salton Moscatel, docinho, com cheiro de flor, ai que vontade de tomar uma garrafa inteira!

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3