VALE DO AÇO ENTREGA RESPIRADORES PARA HOSPITAIS

O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, entregou nessa quinta-feira, 10/09, 131 ventiladores pulmonares a 24 municípios da área de abrangência da entidade. Os equipamentos fabricados pela empresa mineira, Tacom, foram doados pela FIEMG e estão sendo distribuídos a hospitais e municípios, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as prefeituras.

Receberam os respiradores os municípios de Ipatinga, Abre Campo, Belo Oriente, Caratinga, Chalé, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ferros, Inhapim, João Monlevade, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Rio Piracicaba, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João do Manhuaçu, Simonésia e Timóteo.

“É uma satisfação recebe-los para essa entrega. A FIEMG tem atuado assertivamente no combate a covid-19 e essa doação reafirma o compromisso da entidade com o Estado de Minas Gerais”, destacou Gaggiato.

O líder industrial lembrou ainda que o SENAI deu apoio técnico ao projeto que nasceu da inquietação e percepção dos sócios da Tacom para minimizar os impactos no sistema de saúde gerados pela pandemia da Covid-19 e que contou com o suporte da FIEMG, que mobilizou a indústria e arrecadou recursos para viabilizar o projeto.

“A empresa desenvolveu uma tecnologia inédita para a fabricação dos equipamentos que chegam ao mercado com valores mais acessíveis do que os produtos semelhantes, além de serem mais fáceis de manusear”, explicou.

Na oportunidade, Flaviano agradeceu a parceria das empresas que apoiaram o projeto. “Nossa gratidão às indústrias da região que apoiaram esse desafio que salvará vidas e que contribuirá para a rede de saúde após a pandemia”, justificou.

Juliano Lacerda, superintendente regional de saúde de Manhuaçu, parabenizou a iniciativa da entidade. “A FIEMG desde o início da pandemia assumiu um compromisso com a sociedade e tem cooperado com a nossa região por meio de doação de máscaras, álcool 70% e agora a entrega de 48 respiradores que serão destinados a 12 municípios da nossa microrregião que desafogarão os hospitais de grande porte”, pontuou.

A deputada estadual, Rosângela Reis, agradeceu a doação aos municípios. “Esses equipamentos estão vindo em uma boa hora, a pandemia não acabou, temos que ter um sistema de saúde equipado para retomarmos a nossa economia”.

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, participou do evento de forma virtual, agradeceu a parceria dos parlamentares e indústrias no projeto e endossou a atuação da Federação. “A FIEMG realizou inúmeras ações em defesa do povo mineiro, da saúde e da economia. Esse número de respiradores entregues ao Vale do Aço é bem expressivo e vai mudar o panorama do sistema de saúde da região”, relatou.