USIMINAS E O PROGRAMA APRENDIZES

As inscrições para o curso de Aprendizagem Industrial para Operador de Movimentação e Armazenagem de Carga do Programa Aprendizes Usiminas 2017 terminam neste domingo, dia 13. Ao todo, serão ofertadas 20 vagas para a Usina de Ipatinga e Unigal, destinadas a alunos que estejam cursando, no mínimo, o 3° ano do Ensino Médio. Também podem se inscrever pessoas com deficiência. O candidato selecionado terá remuneração, vale-transporte, plano de saúde e seguro de vida.

Segundo Tamara Vieira, gerente de Treinamento e Seleção da Usiminas, o programa Aprendizes existe há 51 anos e foi totalmente reformulado para 2017. “O programa passou a ter uma parceria mais forte com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que é especializado em promover esta formação e tem maior capacidade para atrair os interessados. Dessa forma, vamos desenvolver potenciais candidatos para a região, tornando-os atraentes para a Usiminas e para o mercado de trabalho local”, afirma.

De acordo com ela, o Programa Aprendizes vai muito além do cumprimento da legislação. A iniciativa oferece para a comunidade local uma oportunidade de desenvolvimento nas empresas da região, mas principalmente é uma porta de entrada para a Usiminas. “Os estudantes que passam pelos cursos do programa têm a vantagem de conhecer melhor a cultura e organização do trabalho em uma grande indústria do aço. Assim, esses profissionais estarão mais preparados para gerar os resultados que precisamos”, disse.

E os resultados são evidentes. De novembro de 2014 a fevereiro de 2016, a Usiminas contratou 187 aprendizes, sendo que 27 deles foram efetivados, o que significa um aproveitamento de 14%.

O início das aulas está programado para fevereiro de 2017 no Centro de Formação Rinaldo Campos Soares. O Programa Aprendizes Usiminas também oferece o curso de Aprendizagem Industrial em Manutenção Mecânica para 25 alunos. Para esta modalidade, as inscrições já se encerraram.

Mais informações estão disponíveis pelo site www.usiminas.com ou pelo telefone 3829-4476.