UNIMED VALE DO AÇO REFORÇA SEU COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

Neste dia 05 de Junho o mundo inteiro celebra o dia do Meio Ambiente. A data, criada em 1972, tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Na Unimed Vale do Aço, o cuidado com a natureza sempre foi uma das máximas da cooperativa, e o reflexo disso são as inúmeras ações realizadas interna e externamente.

“A preocupação da Unimed Vale do Aço com o meio ambiente vai desde suas atividades entre os colaboradores e beneficiários a sua estrutura física. O Hospital Metropolitano, por exemplo, foi construído pensando na sustentabilidade. Contamos com uma estação de tratamento de água e esgoto, as alas foram construídas de forma que a luz do dia fosse aproveitada, reduzindo a utilização da energia elétrica, além das placas de energia solar e do reaproveitamento da água do ar condicionado. Também trabalhamos com o reaproveitamento de pneus velhos na jardinagem e eliminamos a utilização de copos descartáveis em áreas administrativas da nossa Singular. Há também um sistema de impressão consciente, adotado em todas as impressoras. São a nossa forma de contribuir com o meio ambiente e cuidar do futuro”, explicou Kátia Brito, assistente social na Unimed Vale do Aço.

Outra iniciativa da cooperativa é o projeto “Eu ajudo na Lata”. De iniciativa da Unimed do Brasil, a ação solidária visa arrecadar lacres de latas de alumínio e o valor adquirido com a revenda é revertido na compra de itens de acessibilidade.

“Trouxemos esse projeto para o Vale do Aço no ano passado e foi um sucesso. Tivemos total engajamento dos colaboradores, que mobilizaram amigos e familiares na arrecadação dos lacres. Também contamos com o apoio de restaurantes parceiros, que disponibilizaram em seus estabelecimentos pontos de coletas de lacres”, acrescentou Kátia Brito.

Para a compra dos itens de locomoção, são necessários cerca de 80 quilos de lacres, o que equivalem a aproximadamente 140 garrafas PET de dois litros cada. “A campanha do Eu Ajudo na Lata de 2020 já começou e os colaboradores começaram a trazer suas doações. Em decorrência do sucesso do ano passado, mesmo quando encerramos a coleta dos anéis das latinhas de alumínio, as pessoas continuaram arrecadando os lacres em casa. Isso mostra que além de despertar o lado solidário de cada um, uma ação como essa mostra a preocupação das pessoas com o meio ambiente”, afirmou a assistente social.