UNIMED VALE DO AÇO RECEBE CERTIFICADO IMPORTANTE

A Unimed Vale do Aço recebeu o certificado de conclusão e honra ao mérito em reconhecimento a sua participação no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A honraria, datada em 11 de fevereiro de 2020, parabeniza a Singular pela busca constante na excelência em gestão. O documento foi assinado pelo presidente do Sistema OCEMG (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), Ronaldo Scucato.

O PDGC foi realizado em 2019 e contou com a participação do diretor-presidente da Unimed Vale do Aço, Dr. José Maurício Nolasco. O programa faz parte de uma das ações da Sescoop voltadas ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas. Seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.

Aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa, o programa é realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

Ao participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, a cooperativa obterá a verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71, bem como conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão®.

O PDGC também é uma oportunidade de reflexão das cooperativas sobre suas práticas de gestão por meio do processo de autoavaliação, uma vez que são apresentados relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade e da sustentabilidade.