UNIMED VALE DO AÇO CONQUISTA SELO UTI EFICIENTE

O Hospital Metropolitano Unimed conquistou o selo UTI Eficiente 2019, emitido pela Epimed Solutions, empresa especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas, que avalia Unidades de Terapia Intensiva de todo o país. O certificado UTI Eficiente é concedido às UTIs que obtiveram bons resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos nela internados. UTIs com estas características contribuem de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade.

De acordo com os protocolos utilizados pela Epimed Solutions, para a conquista do selo são avaliados vários critérios. Entre os principais indicadores estão os desfechos clínicos, especialmente as taxas de mortalidade e a duração da internação na UTI. Para a correta interpretação destes parâmetros, avaliações risco ajustadas com o uso de escores e modelos preditivos são essenciais.

O médico cooperado e coordenador da UTI Geral do HMU, Dr. Marco Antônio Nazaré Castro, explica que a conquista é o resultado de uma série de fatores, somados ao trabalho de toda equipe. “A UTI do Hospital Metropolitano Vale do Aço foi contemplada como selo UTI eficiente pela Epimed Solutions ( empresa de relevância especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas que melhoram a a eficiência do atendimento e segurança do Paciente ), concedido às unidades de Terapia Intensiva de todo País que apresentam boa eficiência de acordo com a Matriz de Eficiência gerada pelo sistema. Uma UTI eficiente apresenta taxas de mortalidade baixas com utilização adequada de recursos , levando-se em conta a classificação de gravidade dos doentes admitidos na Unidade. A Epimed está presente em 500 hospitais da Europa e América Latina , 90 unidades foram certificadas ( 6,7%) o que mostra a importância dessa  certificação. Apesar de todas dificuldades geradas pela Pandemia além do selo Epimed , também confirmamos nossa certificação pela ONA. Isso tudo só foi possível pelo empenho e dedicação de cada colaborador que ali atua, transmitindo assim o nosso sentimento de gratidão a cada um”, afirmou.

Além de toda a estrutura já existente na UTI Geral do HMU, após o início da pandemia da Covid-19, A Unimed se reestruturou e montou uma UTI voltada exclusivamente para os pacientes em tratamento da doença. A unidade hospitalar tem se destacado no enfrentamento da patologia, com um alto índice de pacientes recuperados, baixa permanência de internações e baixo número de óbitos.