UAI FABRICIANO: VICE-GOVERNADOR PAULO BRANT RECEBE OFÍCIO

Na noite desta segunda-feira (1º) o vereador Marcos da Luz (PT), de Coronel Fabriciano, participou da reunião da Agenda de Convergência da Fiemg Regional Vale do Aço, quando entregou pessoalmente ao vice-governador do Estado, Paulo Brant (Novo), um ofício solicitando a permanência da UAI (Unidade de Atendimento Integrado) na cidade.

O documento foi assinado por lideranças políticas, empresariais, dirigentes de entidades de classe e de clubes de serviço, entre outros representantes da comunidade local, num movimento conjunto contra o fechamento da UAI de Fabriciano. As assinaturas foram coletadas durante ato público realizado no plenário da Câmara Municipal na última sexta-feira (29).

A informação do encerramento das atividades da UAI no município foi transmitida ao vereador Marcos da Luz por funcionárias da unidade, no final do expediente do dia 28, após a leitura de um e-mail oficial do Governo do Estado, com a justificativa de contenção de gastos. Os trabalhadores estão apreensivos com o risco do desemprego.

Após o posicionamento contrário do parlamentar, iniciou-se na cidade uma ampla mobilização pela manutenção da UAI aberta. Dois abaixo-assinados, em formato de petição eletrônica, já colheram milhares de assinaturas contra o fechamento da unidade. Também um grupo foi criado no Wathsapp envolvendo várias lideranças em torno do tema e mantendo em dia as informações.

Segundo o vereador, dando sequência ao movimento, outras agendas estão sendo organizadas ainda para esta semana, como uma reunião na Cidade Administrativa quinta-feira (4) e uma audiência pública da Assembleia Legislativa, provavelmente, na sexta-feira (5). Também estão sendo pensadas caminhadas e panfletagens junto ao comércio.

O aviso de encerramento das atividades da UAI Fabriciano coincide com a recente inauguração da UAI de Ipatinga, aberta na modalidade PPP (Parceria Público Privada). Portanto, todos os serviços atualmente realizados na unidade de Fabriciano seriam transferidos e centralizados em Ipatinga, o que, na opinião, do vereador Marcos da Luz, “causará enormes prejuízos para a nossa cidade”.

Na foto, o presidente do Sindvest, Luciano Araújo, o vereador Marcos da Luz, o deputado estadual Celinho do Sintrocel, o presidente da FIEMG Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, e o vice-governador Paulo Brant