TRÂNSITO SEGURO PELA VIDA

Respeitar às normas e ter bom senso são importantes aditivos para reduzir o número de acidentes e tornar o trânsito mais seguro. Sensibilizar condutores e pedestres sobre a importância da adoção de novos comportamentos, buscando a valorização da vida garantindo a segurança no trânsito. É com essa premissa, que a Aperam realiza por meio da Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia ações na Semana Nacional do Trânsito que se inicia hoje (18), seguindo até a próxima sexta-feira (25). A iniciativa tem como objetivo incentivar o comportamento seguro e responsável de todos os envolvidos no trânsito.

Neste ano a campanha tem como tema “Perceba o risco, proteja a vida”, que tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.

No Vale do Aço, a Fundação Aperam Acesita realiza por meio do projeto Transitolândia, juntamente com seus parceiros: Polícia Militar, Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Prefeituras de Timóteo, Jaguaraçu, Marliéria e Cel. Fabriciano, Saritur e Rotary Club de Acesita ações de conscientização aos alunos. Devido a pandemia do coronavírus, as ações serão realizadas virtualmente. “Vamos sensibilizar os alunos sobre a importância de cooperar para um trânsito mais seguro. Acreditamos que essa consciência é criada desde cedo. Mostrando que as pessoas devem adotar novos comportamentos, buscando a melhoria do dia a dia no trânsito”, conta a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.

Durante a Semana Nacional do Trânsito dois vídeos serão exibidos para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental durante suas aulas. “Levar temáticas importantes para os alunos nesse momento é essencial para proporcionar a sua interação com a escola. A Superintendência Regional de  sempre apoia iniciativas de enriquecimento do currículo e durante esses tempos de pandemia não poderia ser diferente”, destaca a Superintendente, Edvania Andrade.

A proposta ainda instiga os alunos a se tornarem multiplicadores de informação em seus núcleos familiares. “A inovadora proposta será de enviar através das plataformas digitais ativas pelas escolas, o conteúdo de caráter informativo e conceder aos diversos alunos, informações para autoavaliação de suas condutas enquanto participantes do trânsito. Elencando também a atribuição extensiva às condutas de seus responsáveis diante da prática rotineira em meio ao trânsito”, pontua o Sargento da Polícia Militar, Clístenes Silvestre Alves.

No Vale do Jequitinhonha, a Aperam BioEnergia também prepara uma programação especial para campanha “Perceba o risco, proteja a vida” com os seus empregados. Com objetivo de alertar sobre as principais causas dos acidentes de trânsito e conscientizar os empregados sobre o comportamento no tráfego, como condutor ou pedestre, o tema será trabalhado com conteúdos informativos e blitzes educativas. Entre os assuntos que serão abordados estão: Condução de veículos em condições adversas (estradas, animais na pista, poeira, entre outros), Condução de veículos e o uso de celular e Imprudência no trânsito/Ver e ser visto. A campanha vai ser realizada, entre os dias 22 e 25 de setembro, em todas unidades da Aperam BioEnergia.

Semana Nacional do Trânsito

Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Deve ser o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização para a segurança de todos em trânsito.