SUPERMERCADOS VÃO ABRIR: IPATINGA

A abertura convencionada pelos sindicatos dá a opção ao consumidor de fazer compras em dias mais tranquilos

Fotos: Paulo Sérgio de Oliveira

 

Supermercados e lojas do

setor abertos em 7 feriados

 

Já nesta segunda-feira (02), dia de Finados, os estabelecimentos do segmento, em Ipatinga, estão autorizados a funcionar das 8h às 18h

 

Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada no final da tarde desta quinta-feira (29), em Ipatinga, garante a abertura de supermercados, açougues, casas de carne, mercearias e demais estabelecimentos do setor em sete feriados entre novembro de 2015 e o mesmo mês de 2016. Já nesta segunda-feira (02), dia de Finados, as lojas do segmento estão autorizadas a funcionar das 8h às 18h. O Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) Vale do Aço pleiteou à categoria profissional abertura de todo o comércio, mas não houve interesse dos empregados.   

 

A lei 11.603, de dezembro de 2007, rege que só é permitido o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal. “Mais do que nunca precisamos dar ao comerciante a possibilidade de abrir as portas no máximo de datas possíveis. Mas infelizmente temos uma legislação que atrela a funcionamento das lojas em feriados à concessão dos sindicatos que representam os funcionários. Ou seja, caso assim entendam, os representantes dos comerciários possuem a prerrogativa de sequer abrir negociação para a abertura das lojas. É uma escolha deles”, explica José Maria Facundes, presidente da entidade patronal.

Além da próxima segunda-feira, supermercados e estabelecimentos do segmento em Ipatinga funcionarão em 2016 nos seguintes feriados: 21 e 29 de abril (quinta-fera e sexta-feira), dia de Tiradentes e aniversário da cidade, respectivamente; 26 de maio (quinta-feira), Corpus Christi; sete de setembro (quarta-feira), Independência do Brasil; 12 de outubro (quarta-feira), dia de Nossa Senhora Aparecida; e dois de novembro (quarta-feira), Finados.

Haverá turnos de revezamento e os empregados trabalharão no máximo em quatro das sete datas. “Ressaltamos que o funcionamento é opcional. Se de acordo com a sua clientela o empresário entender que não é economicamente interessante abrir as portas, assim poderá fazê-lo”, lembra Facundes.

Coronel Fabriciano e Timóteo

O presidente do Sindcomércio revela que a mesma proposta de abertura de todo o comércio feita aos empregados de Ipatinga, também foi entregue nas mãos do sindicato laboral que representa os comerciários em Timóteo e Coronel Fabriciano. “Ainda não obtivemos resposta em relação a Timóteo e Fabriciano, mas estamos esperançosos. Acreditamos que o sindicato profissional será mais flexível e abrirá as negociações”, finaliza o presidente da entidade patronal.