SUPERMERCADOS E AFINS ABREM NO DOMINGO

Empresários supermercadistas, de casas de carne, açougues, mercearias, varejões e hortifrútis esperam grande movimento em suas lojas de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo neste domingo (07), dia em que acontecerão as eleições federais. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, ao contrário do que popularmente é comentado, o dia de votação não é considerado feriado.

“Na verdade trata-se de uma data muito importante, pois sempre há grande movimento nas ruas. E esse contingente populacional que sairá de casa pra votar e apoiar seus candidatos, também aproveitará a oportunidade para fazer compras e movimentar o nosso comércio neste início de outubro”, prevê o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes.

Também funcionam normalmente os chamados serviços básicos à população, como farmácias, padarias e postos de combustíveis. Segundo a assessoria jurídica do sindicato, nos termos da legislação eleitoral vigente, não existem feriados determinados para o período das eleições. Desta forma, a utilização da mão de obra do comerciário neste domingo (07) e em 28 de outubro, em caso de segundo turno, é permitida e não está condicionada à autorização em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

“Mas claro que os comerciantes vão liberar os empregados pelo tempo necessário para que possam exercer o seu direito ao voto, sem que isso implique em qualquer penalidade ou desconto das horas de ausência. Ninguém estará impedido do livre exercício da sua cidadania, sem nenhum embaraço”, explica Facundes.

O presidente do sindicato comenta, ainda, que diante do triunfo de muitos candidatos é comum a realização de churrascos e comemorações diversas, um dos motivos que deixa empresários esperançosos em conseguir boas vendas neste domingo.   

 

Leis e funcionamento

A lei 10.607/2002 prevê que são feriados nacionais apenas os dias 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Em Ipatinga existe uma legislação municipal que prevê que a maioria do comércio só pode funcionar aos domingos até as 13h. O Shopping Vale do Aço não está incluído e as lojas do mall estarão abertas das 14h às 20h neste domingo, enquanto a Praça de Alimentação funcionará das 11h às 22h. Em Coronel Fabriciano e Timóteo, supermercados, açougues, casas de carne, hortifrútis, mercearias e varejões podem ficar abertos durante todo o dia.