SINDCOMÉRCIO: SUPERMERCADOS ABREM NO CARNAVAL

O Shopping Vale do Aço e o setor de supermercados, açougues, casas de carne, hortifrútis, varejões e mercearias deixarão de funcionar em apenas um dia neste Carnaval. Com exceção da segunda-feira (27), Dia do Comerciário, quando todo o comércio de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo estará fechado, o centro de compras e o segmento funcionarão normalmente no sábado, domingo, terça e quarta-feira. As lojas que cumpriram o Horário Especial do Natal 2016 ficarão fechadas de domingo a terça-feira, retomando as atividades na quarta-feira à tarde.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, José Maria Facundes, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sábado, a terça e quarta-feira de Carnaval não são feriados disciplinados por lei em Minas Gerais. “Algumas empresas têm o costume de liberar seus funcionários, mas caso queiram elas podem manter o trabalho normalmente nesses dias”, explica o dirigente sindical.
Já os empregados que trabalharam até mais tarde no último Natal, das chamadas “lojas de rua”, ganharam o direito de compensar essas horas extras neste Carnaval. “Historicamente, por ser um dia de pouco movimento, muitas lojas deixam de funcionar até na quarta-feira de Cinzas. Mas trata-se de uma escolha do empresário, que conhece bem a clientela que tem e vai optar por abrir ou não”, comenta Facundes.

Autorização
Em Ipatinga, as lojas de rua estão autorizadas a abrir após as 13h na quarta-feira. Já em Coronel Fabriciano e Timóteo, o funcionamento será depois das 14h. Assim como supermercados e estabelecimentos do ramo, lojas de materiais de construção, autopeças e similares, além de casas de noivas, casas de doces, balas e materiais para festas também fecharão na segunda-feira, mas podem funcionar normalmente nos outros dias de Carnaval.