SINDCOMÉRCIO: PESQUISA MOSTRA EXPECTATIVAS PARA O NATAL

O Natal é tradicionalmente a melhor data comemorativa para o comércio varejista. Em 2016, em razão dos percalços econômicos vividos na região e no Brasil, chega com a esperança de recuperação de vendas. E de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindcomércio Vale do Aço, 35,9% dos empresários de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, acreditam que suas lojas terão um desempenho no fim deste ano superior ao mesmo período do ano passado. Quase um quarto (24,2%) dos lojistas entrevistados pela entidade informou que fez ou ainda faria contratações temporárias para a data, com o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes.

A pesquisa apontou que 36,8% das lojas visitadas pelo sindicato estão há mais de 10 anos no mercado. 83,3% são micro empresas, pois possuem até nove pessoas em seu quadro de funcionários. Conforme os comerciantes, a injeção do 13º salário na economia regional é um dos principais fatores que alavancará as vendas. “Muitos trabalhadores usarão o 13º para pagar dívidas, mas assim mesmo não deixarão de separar boa parte do dinheiro para o consumo neste Natal”, prevê José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio.
Os lojistas entrevistados pela entidade revelaram que entre as principais medidas para incrementar as vendas neste Natal estarão os descontos nas compras em dinheiro, a decoração da vitrine e os investimentos em propaganda, além de prazos dilatados no cartão de crédito. O gasto médio esperado por consumidor, conforme preveem os empresários, deve variar entre R$ 50 e R$100. “O lojista deve estar atento, pois quem for às ruas comprar estará também atrás de bom atendimento, prazo para pagamento e qualidade dos produtos”, orienta Facundes.

Temporários
A pesquisa apontou que as lojas que ainda farão contratações temporárias estão em busca, principalmente, de vendedores e operadores de caixa. “Quem está desempregado não pode ficar parado e buscar capacitação, pois estamos encontrando muita dificuldade na hora de admitir. Além da falta de experiência, os trabalhadores que não estão no mercado se esquecem de buscar cursos e outros tipos de treinamento”, diz Facundes, lembrando que o Senac (Serviço Nacional do Comércio) oferece cursos gratuitos para quem pretende ingressar no comércio na região.
Com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), o Sindcomércio Vale do Aço pesquisou 258 lojas em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.

Horário Especial
O Horário Especial de Natal para o comércio de Ipatinga já está definido. De 19 a 23 de dezembro, segunda a sexta-feira, as lojas abrirão das 9h às 21h. Já no dia 24, sábado de Natal, o comércio funcionará cinco horas a mais, ficando aberto das 9h às 18h. Em Coronel Fabriciano e Timóteo a negociação que define o Horário Especial ainda não chegou ao fim.