SINDCOMÉRCIO: COMÉRCIO SE ADAPTA E SEGUE À RISCA REGRAS CONTRA O COVID-19

O segundo dia de reabertura do comércio não essencial em Ipatinga, na segunda-feira (22), foi marcado por ruas mais vazias e empresários atentos aos protocolos de saúde contra a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Na última quinta (18), a Prefeitura Municipal publicou um novo decreto (Nº 9.354) permitindo o funcionamento do setor às segundas, quartas e sextas, das 8h às 18h. Clientes, comerciantes e comerciários usando máscaras, frascos de álcool em gel espalhados nas lojas e o distanciamento adequado nas filas são alguns dos muitos cuidados que estão sendo observados diariamente nas empresas.   

 Luciano Monteiro, diretor comercial nas lojas Tenda, explica que não só em Ipatinga, mas também nas outras unidades da empresa (Teófilo Otoni, Governador Valadares, Montes Claros e Caratinga) estão sendo seguidos à risca todos os protocolos de saúde contra o Covid-19. “Além do uso obrigatório de máscaras, implantamos um revezamento em escalas das nossas equipes. Também temos tido uma atenção maior no que diz respeito à limpeza”, afirma.

Segundo o diretor comercial, graças ao rigor aos protocolos de saúde, na Tenda de Ipatinga não foram registradas aglomerações de consumidores nesta segunda. “Seria ainda melhor se houvesse ampliação dos dias e horários de funcionamento, pois apesar de a população estar mais consciente e saindo de casa somente quando necessário, um tempo maior para as compras também traria mais segurança a todos”, avalia.

 

Expediente reduzido

Para Vitor Oliveira, sócio administrador na loja Kim & Kris, o comércio se adaptou rapidamente às novas condições de reabertura. “Mesmo os empresários tomando todos os cuidados, os horários adotados não estão ajudando, pois ao invés de diminuir a quantidade de pessoas, o expediente reduzido aumenta o fluxo de clientes e dificulta a manutenção de segurança de todos”, ressalta, garantindo que tudo para evitar a contaminação pelo Covid-19 está sendo feito pelos proprietários e funcionários da Kim & Kris. “Só assim vamos ajudar a manter o sustento das muitas famílias que sobrevivem do comércio”, complementa.

 

Horário expandido 

Por sua vez, Diego Andrade, da tradicional Casa do Sapateiro, fez coro aos colegas empresários e sugere que seja feito em Ipatinga o mesmo que está implementado em Coronel Fabriciano, ou seja, a permissão de abertura de segunda a sábado, com horário expandido. “Na minha loja estamos muito atentos a todas às questões de saúde, seja posicionando o álcool em gel sempre à vista e acessível a todos ou mesmo orientando os funcionários a usarem máscaras e manter uma distância de segurança dos consumidores. Aos nossos clientes e amigos, também sugerimos que toquem somente nos produtos que pretendem comprar”, detalha o lojista.

Solange Barroso, uma das sócias da loja Íntima & Infantil, conta que seus funcionários estão orientados a não economizar álcool em gel e papel toalha, fazendo repetidamente a limpeza de balcões e demais objetos de uso comum em sua empresa. “O que temos notado é que os clientes também estão mais conscientes. Às vezes, chegam pai, mãe e filhos à porta da loja, mas apenas um deles sai do carro e vem comprar. Também já presenciamos clientes chegar à porta e esperar outro consumidor sair para entrar”, relata.

 

Cuidados

José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, lembra que os principais infectologistas do país têm reiterado que o novo coronavírus é transmitido a partir de gotículas expelidas pelo nariz e boca, que podem ficar suspensas no ar ou grudadas em superfícies. “Sabemos que, antes de colocar a máscara, é necessário higienizar as mãos. Ao consumidor, sugerimos que evite tocar em tudo nas lojas e, quando chegar em casa, limpe as embalagens e os produtos antes de guarda-los”, recomenda o dirigente sindical.

Conforme Facundes, as lojas devem continuar atentas à higienização constante de seus ambientes. “Máquinas registradoras e de cartão devem ser sempre limpas”, pontua. “O cliente ainda deve evitar uma longa permanência nos estabelecimentos, mantendo distância de dois metros de outras pessoas, inclusive nas filas. O ideal é que somente uma pessoa por família saia de casa para a realização das compras”, acrescenta.

Atualmente, em Ipatinga, as lojas estão autorizadas a abrir as portas somente às segundas, quartas e sextas, mas às terças, quintas e sábados, podem operar em sistema de delivery.

 

keyboard_arrow_up