SERGIO LEITE, PERSONALIDADE CHIQUE DO ANO DE 2020

Depoimento do Presidente da Usiminas, Sergio Leite, ao ser escolhido como PERSONALIDADE CHIQUE DO ANO:

“Ser destacado por uma publicação como a Revista Chique é mais uma dessas demonstrações que nos sinalizam que estamos no caminho certo e que motivam toda a empresa nessa jornada.”

“A Usiminas celebrou 58 anos de operações no dia 26 de outubro, com uma trajetória marcada por grandes desafios e por grandes sonhos. Desde suas origens aqui na pequena Vila do Horto de Nossa Senhora onde uma pequena comunidade de pouco mais de 300 pessoas vivia sem acesso aos serviços básicos, como energia elétrica, a empresa vem superando obstáculos e apresentando resultados. Do sonho inicial de uma grande indústria siderúrgica integrada em Minas Gerais, passando pela primeira corrida do ferro gusa, as turbulências econômicas do final da década de 80 e o processo de privatização da companhia no início dos anos 90, muito se passou e construiu. Foram décadas de muito trabalho, de sonhos renovados e empenho de equipes que fizeram essa história que, hoje, nos orgulhamos de dar continuidade esperando deixar um legado para as novas gerações. Hoje, a Usiminas é um dos maiores complexos siderúrgicos do continente e continua dando respostas sólidas aos seus diferentes públicos.

Tive a oportunidade de ingressar na companhia há mais de 40 anos e de participar de diversos desses momentos de conquistas e de superação. Ao que tudo indica, estamos vencendo mais um deles. No caso, relacionados aos impactos sociais e econômicos de uma pandemia sem precedentes na história recente da humanidade. Além das irreparáveis perdas humanas, os reflexos foram muito significativos também para as empresas em escala global.

E não foi diferente para a Usiminas. Ao mesmo tempo que tivemos que mobilizar rapidamente esforços para apoiar as comunidades, especialmente por meio da atuação dos quatro hospitais da nossa Fundação São Francisco Xavier, e garantir a segurança e a saúde dos nossos colaboradores, tivemos que tomar medidas também para adequar as operações a uma nova realidade de mercado, que se retraiu de maneira abrupta e, em alguns segmentos, também de maneira drástica. No auge da pandemia, um dos nossos principais mercados, a indústria automobilística, paralisou mais de 90% de suas plantas no país.

Nesse contexto, tomamos decisões difíceis, como a de suspender temporariamente parte das operações, reestruturamos negócios e tomamos dezenas de outras medidas relacionadas à gestão para garantir também o equilíbrio econômico e a saúde financeira da companhia. Em agosto passado, reforçamos nossa crença na retomada do desenvolvimento econômico do país e, num evento que tivemos a honra de contar com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, retomamos as operações do Alto-Forno 1 da Usina de Ipatinga.

Hoje, tenho a satisfação de estar à frente de uma equipe que ao longo das quase seis últimas décadas imprimiu sua força e competência no que faz. Por isso mesmo, acredito que o futuro próximo continuará nos dando oportunidades para fazermos o que fazemos de melhor que é a busca permanente pela geração de valor para nossos clientes, colaboradores, acionistas, comunidades e para o país. Temos um longo histórico de uma relação sólida com o Vale do Aço e um grande orgulho de ter contribuído para a transformação daquele núcleo inicial de cerca de 60 casas da Vila do Horto de Nossa Senhora numa cidade hoje com cerca de 260 mil habitantes. Ipatinga cresceu, se diversificou e é hoje referência em saúde, educação e qualidade de vida para todo o Estado.

É dessa mesma forma que projeto o futuro. Seguir vencendo desafios e buscando contribuir ao máximo para o desenvolvimento coletivo, para a saúde e o bem estar de cada um individualmente. Temos tido também a sorte de poder contar um amplo reconhecimento e apoio por parte da sociedade, sejam eles clientes, colaboradores e comunidades. Ser destacado por uma publicação como a Revista Chique é mais uma dessas demonstrações que nos sinalizam que estamos no caminho certo e que motivam toda a empresa nessa jornada. Recebo essa manifestação com muita alegria, entendendo que represento um time de mais de 20 mil pessoas que, como mencionado acima, é o real motivo de todas as nossas conquistas. Muito obrigado.”