SENAI TIMÓTEO É DESTAQUE EM PROJETO DE INOVAÇÃO

Em tempos de alta competitividade, a inovação torna-se um dos focos mais desejados pelas indústrias. Como prática de fomento da cultura da inovação, o SENAI promove, anualmente, a “Saga SENAI” e, neste ano, a unidade de Timóteo emplacou dois projetos entre os 10 selecionados no estado de Minas Gerais.

Alcançando segundo e terceiro lugar, os projetos do SENAI Timóteo foram selecionados entre 61 ideias de 72 escolas mineiras. Os projetos que estão entre o “top 10 de Minas” são: Tool Open – removedor de tampas metálicas de acesso à redes subterrâneas – desenvolvido pelos alunos Victor Araújo, Kelly Ramos, Thayrone Paula, Laura Tozatti e Cesar Pio, sob orientação dos instrutores Mário Lúcio Ferreira da Motas e Diogo Almeida Boy Barbosa; e AGL contrapiso – argamassa para contra piso sustentável – desenvolvido pelos alunos Letícia Martins, Carmelita Alvarenga, Augusto Abreu, Larissa Marfori e Emily Silva, sob orientação dos instrutores Tamiris Carolina Silva Alves e Diogo Almeida Boy Barbosa.

Para o estudante Vítor Araújo, melhor do que ter uma ideia é poder torná-la real e funcional. “Tivemos várias miragens como o projeto poderia ser. Foram feitos desenhos à mão E protótipo de papelão. Dar vida ao projeto por meio de um processo de criação foi muito prazeroso. Ver o resultado final também é muito bom, mas o que contagia mesmo é ver funcionando e os feedbacks. Essa experiência com o Tool Open me ensinou a ter mais dedicação, paciência, criatividade e um nível de confiança”, contou o estudante do curso de Aprendizagem Industrial em Controle de Qualidade do SENAI.

Com relação aos prêmios, Vitor se mostra motivado. “A expectativa é sempre a melhor. Estou otimista! Agora vamos trabalhar nos detalhes para conseguirmos o podium”, disse.

A integrante da equipe desenvolvedora do projeto AGL Contrapiso, Letícia Mirelly Silva Martins disse estar lisonjeada em participar. “É uma grande oportunidade que o SENAI dá para os alunos poder participar de projetos como esse que desenvolvem o nosso lado inovador. Minha expectativa é adquirir mais conhecimento e experiência na área da Construção civil”, contou a estudante, que concluiu o curso de Aprendizagem Industrial em Alvenaria e acabamentos e atualmente é aluna do curso de Aprendizagem Industrial em Processos Administrativos do SENAI.

Saga SENAI

A Saga SENAI é uma iniciativa que visa desenvolver nos alunos a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação, desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes. A última etapa da Saga, conhecida como “Inova SENAI”, é uma ação de abrangência nacional voltada à captação e premiação de projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado brasileiros.

“A Saga SENAI de Inovação, tem como objetivo estabelecer um itinerário a ser percorrido pelos alunos com ações e atividades que transpassam a sala de aula, despertando o comportamento empreendedor e inovador. O programa é uma importante etapa do processo educacional. Nele, os alunos tem a oportunidade de identificar problemas reais das indústrias e apresentarem soluções inovadoras. O SENAI de Timóteo tem se destacado com participação significativa dos alunos com apresentações de soluções inovadoras para as demandas cadastradas pelas industriais. Estamos felizes com os resultados, frutos do engajamento da equipe e principalmente dos instrutores e alunos que entenderam a importância do programa no processo de ensino e aprendizagem. O que antes para equipe era considerado meta, hoje se tornou cultura inovadora”, explicou Telmo Bianchini, gerente do SENAI Timóteo – Centro de Formação Profissional Luciano José de Araújo.