SEMANA DO BRASIL ANIMA COMÉRCIO REGIONAL

O calendário comemorativo do comércio ganhou mais uma data em 2019: a Semana do Brasil. De 6 a 15 deste mês, empresas de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo serão incentivadas a oferecer produtos e serviços com generosos descontos, movimentando bruscamente a economia em setembro. “Historicamente é um mês fraco na economia como um todo. Então a ideia é ter descontos exclusivos em uma época em que o consumo diminui em vários segmentos de mercado”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços do Vale do Aço.

Também de acordo com o dirigente sindical, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e o Natal são, há muitos anos, datas que oferecem grandes oportunidades de planejamento de campanhas especiais para alavancar as vendas. “Mais recentemente foi inserido nesse calendário a Black Friday, que ano a ano vem crescendo e se consolidando como mais uma importante época para nós empresários”, comemora o presidente do sindicato.

Sobre a Semana do Brasil, Facundes explica que se trata de uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a iniciativa privada. Por sua vez, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), que representa mais de 720 mil empresas do setor terciário em todo estado, também apoia a ideia com a expectativa de que o evento entre, de fato, para o calendário das datas importantes do segundo semestre.
“É importante lembrar que não só o comércio lojista vai aderir à Semana do Brasil, mas também todo o setor hoteleiro e de prestação de serviços, incluindo estabelecimentos como restaurantes e bares”, observa Facundes.

Adesão

Empresários do Vale do Aço interessados em participar da campanha, devem acessar o site www.brasil.gov.br/semanadobrasil/, em que é possível fazer o download do selo e ter acesso ao manual de identidade visual e aos materiais de divulgação.

Por último, José Maria Facundes explica que a Semana do Brasil tem como inspiração o varejo norte-americano, que costuma realizar promoções em feriados nacionais históricos. “A data vai coincidir com o dia de Independência do Brasil. Assim, além de movimentar nossa economia gerando oportunidades para quem produz e para quem consome, será um evento que também vai valorizar o orgulho de sermos brasileiros”, finaliza.