SALVANDO AS FLORESTAS

A CENIBRA iniciou neste mês a campanha anual de Combate a Incêndios Florestais. O objetivo é reforçar junto às comunidades a respeito da preservação ambiental e do combate às queimadas. A empresa possui plano de ação específico para o período do ano em que há intensificação das ocorrências de incêndios florestais. Dentre as ações estão intervenções de conscientização na comunidade, e reforço na estrutura de combate às queimadas.

Os incêndios florestais podem causar diversos tipos de danos às florestas, dependendo das condições existentes, principalmente tipo de floresta, combustível e clima. Os danos comprometem a fauna, flora, resistência das árvores, caráter protetor da floresta, cursos d’água, propriedades e a vida humana.

A partir do ato voluntário de ligar para o 0800 283-1291, número de atendimento gratuito disponibilizado pela CENIBRA, e comunicar qualquer sinal de queimada, contribui-se significativamente para as ações de combate e o monitoramento das áreas.

Após receber a ligação, uma equipe da Empresa verifica a veracidade das informações e localização para tomar as devidas providências. Com uma equipe sempre pronta a prevenir ou combater qualquer sinal de incêndio, a CENIBRA reforça seu compromisso em proteger a biodiversidade do patrimônio florestal ecológico que maneja.

Indicadores

A partir da análise dos indicadores obtidos com o monitoramento das ocorrências percebe-se que entre os meses de julho e outubro as queimadas são mais frequentes (mais de 20%), atingindo áreas de plantio de eucalipto e áreas de Reserva Ambiental Legal e Área de proteção Ambiental.