RESISTÊNCIA ÀS DROGAS: FORMATURA DO PROERD

Alunos participam de solenidade de formatura do PROERD/2018

Na noite da última segunda-feira (9), foi realizada a solenidade de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), dos alunos do 5º ano das escolas públicas e particulares de Timóteo. O programa é desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com a Fundação Aperam Acesita e demais colaboradores, desde o ano de 2003. A solenidade foi realizada no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, em Timóteo, contou com a presença dos professores, diretores, pais, familiares e demais convidados. Ao todo, mais de 1.100 alunos, de 18 escolas, participaram do programa no 1º semestre.

De acordo com o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, é muito gratificante a empresa poder apoiar uma iniciativa tão séria e abrangente como o Proerd. “Para nós, cada formatura do Proerd significa que uma grande mudança que está acontecendo na sociedade. As crianças saem transformadas de dentro da sala de aula e dispostas a colocar em prática e multiplicar as lições aprendidas”. A prevenção ao uso de drogas é um trabalho que deve ser feito por todos os setores da sociedade, buscando atender todas as classes sociais. Aluno da Escola Municipal Ana Moura, Flávio Augusto de Paula, aos 11 anos, é um dos alunos que se formaram este ano. Para ele, o Proerd foi muito importante para ajudar a sociedade a combater as drogas. “As drogas fazem muito mal pra gente. Eu aprendi que devemos ficar longe de todos os tipos de drogas e ensinar isso para os amigos também”, observou.

Instrutor do Proerd há quatorze anos, Cabo Alves, destaca a importância do programa como potencial para transformar o futuro dos alunos. “Para nós, da Polícia Militar, é sempre muito bom  formar tantos alunos em prol do bem. Este é o momento que eles podem mudar o futuro deles , impactar pessoas positivamente”.

Durante o evento, foi realizada a premiação de redações realizadas durante o programa, além de apresentações culturais. Uma das ações do cerimonial de formatura foi o compromisso que os alunos firmaram de se manterem distante das drogas, além de contribuírem com a Polícia Militar praticando ações preventivas. Encerrando o evento, fizeram-se presentes o “PM Amigo Legal” e o “Dare”, mascotes do programa, que animaram todo o público durante a canção do Proerd.