REMIXSHAKE, DO COLETIVO ABERTO, ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO ENARTCinho

No próximo domingo, dia 1º de novembro, às 16h, vai ao ar, pelos canais do Youtube do Hibridus Dança e da Aperam no Brasil, o último vídeo da programação do ENARTCinho de vídeos para as crianças, ‘Remixshake’, da artista do Coletivo aberto, Bárbara Pavione.

O vídeo é uma compilação de cenas e experimentos que já vinham sendo explorados pelo Coletivo e também de outras ideias que estavam engavetadas e ainda não tinham encontrado um destino. Com uma estrutura fragmentada e ágil, o vídeo será uma viagem por imagens e situações que dialoguem com um imaginário infantil atemporal, e que também proponha discussões que são urgentes ao nosso tempo.

Bárbara Pavione – Coletivo Aberto

Atriz, produtora e arte educadora, bacharel em Artes Cênicas pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), iniciou sua atuação artística no Vale do Aço no ano de 2003 trabalhando com grupos artísticos da região. Fundou em 2014 o Coletivo Aberto de Teatro, onde investiga novas estéticas direcionadas às Artes para as infâncias. Dirigiu o espetáculo “As Aventuras do Super-Quixote (2014) e produziu e atuou nas montagens “Procurando Firme” e “Monstrxs” e no média metragem “A Quinta história”.

Desde sua fundação em 2014, o Coletivo Aberto de Teatro se dedica principalmente à pesquisa das artes cênicas para as infâncias, investigando formatos que busquem elementos da literatura, da música e da performance para a criação de seus trabalhos. Agora, em um período de isolamento social, uma nova linguagem se apresenta ao grupo: o audiovisual. Não é só uma condição para que os trabalhos aconteçam, mas também é uma nova e potente possibilidade de pesquisa estética.

 

Trecho da crítica de “Remixshake”,  escrita por Clóvis Domingos

“Remixshake, a nova criação do Coletivo Aberto, é um experimento cênico-poético feito para as redes virtuais que ao juntar materiais pode ampliar canais lúdicos e sensoriais e colocar as imagens e memórias para dançar e criar histórias. Parece desenho animado, programa de televisão, teatro de fantoches, show de música, arte de dobradura, revista de variedades, aula de filosofia e filme de ficção científica e tudo aquilo que nossa imaginação puder alcançar para o encanto não naufragar”…

Clóvis Domingos é performer. Doutor em Artes da Cena pela Escola de Belas Artes da UFMG, pós-doutorando pelo programa de pós- graduação em Artes Cênicas da UFOP com pesquisa sobre crítica e cena contemporânea.

A crítica completa de Clóvis Domingos está publicada no site do Hibridus Dança no link abaixo

https://hibridus.com.br/critica-de-remixshake-por-clovis-domingos/

 

ENARTCi em tempos de pandemia

 

O ENARTCi, Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, sempre foi uma plataforma de compartilhamento de arte contemporânea bem como de discussões de políticas públicas para as artes. Atento ao que se apresenta, a cada ano uma questão foi a pauta que centralizava toda a programação e ações daquela edição. Não tentando responder ou resolver alguma problemática, mas sim no intuito de potencializar processos de criação a partir do que apresentava ou apresenta.

 

Nesta 14ª edição, em que fomos pegos por esta pandemia, não poderia ser diferente. O evento se viu, como todos, impedido de realizar suas ações da forma habitual, mas como é característica desta plataforma contemporânea, estar atenta ao que acontece, ao que se apresenta, logo propõe a ocupação das redes sociais e plataformas digitais com uma programação de qualidade de vídeos de artistas, primando nossa região do Vale do Aço e em seguida, através da ação ENARTCinho, voltada para as crianças e infâncias, abarcar também a região do Vale do Jequitinhonha.

 

Com o ENARTCinho, que tem o patrocínio da Aperam no Brasil através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, recebemos 81 propostas de vídeos para as crianças e 12 foram selecionadas recebendo uma ajuda de custo de R$ 800,00 (Oitocentos Reais) cada, que ocuparam as tardes de domingo os canais do Youtube do Hibridus Dança e da Aperam, sendo precedidos de uma live com todos os artistas, às sextas-feiras que antecederam as exibições.

 

Assim o ENARTCi, através do ENARTCinho deu continuidade a seu trabalho de formação de público levando trabalhos de qualidade para as casas das pessoas neste momento em que estivemos impossibilitados de realizar nossas atividades corriqueiras e eventos presenciais.

 

 

 

Serviço

 

O vídeo  “Remixshake” será exibido dia 1º de novembro, domingo, às 16h, nos canais do Youtube do Hibridus e da Aperam No Brasil, e no dia 30 de outubro, sexta-feira, às 18h30, acontecerá uma live com Bárbara Pavione – Coletivo Aberto pelo Instagram do Hibridus Dança falando sobre sua participação na Convocatória ENARTCinho 2020.

 

Os vídeos da programação do ENARTCinho 2020 serão exibidos sempre aos domingos, às 16h, até o dia 1º de novembro.

 

Para acompanhar a programação basta se inscrever no canal do Youtube do  Hibridus Dança: https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg

 

e da Aperam No Brasil:  https://www.youtube.com/user/aperambrmais

 

 

Para maiores esclarecimentos

 

E-mail: hibridus@hibridus.com.br

 

site www.hibridus.com.br

 

WhatsApp: (31) 98551-3323

 

Curadoria e direção artística: Wenderson Godoi

 

Curadoria e coordenação de comunicação: Luciano Botelho

 

A cultura não pode ser entendida só como diversão. Ela não só contribui para a renda, como é cada vez mais decisiva para potencializar a inovação nos países.