QUINTÃO É O PRESIDENTE DO CISVALES

Os novos conselhos Deliberativo e Fiscal do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales) foram eleitos na manhã desta segunda-feira (6), em assembleia geral extraordinária realizada no auditório do Hospital Municipal de Ipatinga. A implantação do SAMU Regional (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que beneficiará diretamente cerca de 770 mil pessoas da Região Metropolitana do Vale do Aço e Microrregião de Caratinga, será a primeira atuação efetiva do organismo. O prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, foi eleito em chapa única como presidente do Conselho Deliberativo, que cumpre mandato de dois anos.

Segundo Quintão, a reunião foi um passo importante para a conformação jurídica do Consórcio para reconhecimento nas esferas estadual e federal. “Estamos trabalhando de forma coletiva, priorizando a operacionalização de serviços na área da saúde que trarão melhorias a toda nossa região. Nós queremos ver o nosso povo sorrindo outra vez”, enfatizou.

SAMU Regional
O projeto do SAMU Regional prevê a instalação de 15 bases em pontos estratégicos, integrando diversas cidades, de Antônio Dias a Caratinga. Em Ipatinga será implantada uma Central de Regulação dotada de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e três Unidades de Suporte Básico (USB).

Com previsão de movimentar em 2017 recursos mensais da ordem de R$ 2,8 milhões – pactuados entre União, Estado e municípios –, o Cisvales conta atualmente com 20 municípios, podendo chegar a um total de 35.

A próxima reunião do Consórcio, quando será aprovado o orçamento anual para o exercício de 2017, está marcada para o próximo dia 14, às 14h, no auditório do Hospital Municipal de Ipatinga. Na mesma ocasião, serão apresentados os novos municípios associados.

CONSELHO DELIBERATIVO
PRESIDENTE
Sebastião de Barros Quintão (prefeito de Ipatinga)
1º VICE-PRESIDENTE
Marcus Vinícius (prefeito de Coronel Fabriciano)
2º VICE-PRESIDENTE
Welington Moreira (prefeito de Caratinga)
SECRETÁRIO GERAL
Geraldo Hilário (prefeito de Timóteo)

CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE
Geraldo Magela Borges de Castro(prefeito de Marliéria)
VICE-PRESIDENTE
Denilson Andrade de Assis (prefeito de Joanésia)
SECRETÁRIA GERAL
Luzia Teixeira de Melo (prefeita de Santana do Paraíso)