QUARENTENA: CRIANÇAS EM CASA, SEM ESTRESSE

A ameaça do coronavírus está obrigando ao isolamento social, e não está fácil mesmo manter a sanidade tendo que ficar 24h do dia, e sem data pra acabar. Ainda mais para quem tem crianças!

Pois eu tenho aqui algumas ideias que irão equilibrar momentos de lazer e de cooperação, proporcionando um equilíbrio de energias e bom humor.

Em primeiro lugar, há que se colocar tarefas diárias para que as crianças participem dos cuidados com a casa para que se acostumem que numa casa todos devem ter responsabilidades e compromissos para cumprir. Os pequenos encargos ou tarefas domésticas que encarregamos nossos filhos fazem uma grande diferença na convivência familiar.

Jardinagem também é uma atividade que pode envolver pais e filhos no plantio de mudas no jardim ou, no caso de ser apartamento, em vasos que irão colorir os ambientes de verde.

Mas tem a hora da brincadeira, e ela  vai ficar ainda mais completa com as sugestões que eu trago aqui:

Telefone sem fio

Antes de começar, formem um círculo ou fila. A primeira pessoa deve falar uma mensagem no ouvido da próxima e, assim, a mensagem vai passando adiante com cada um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve dizer, em voz alta, o que ouviu. Se estiver correto, o primeiro da fila vai para o fim.

Mímica

Em dois times, um dos participantes deve representar apenas com gestos a palavra escolhida pelo grupo adversário. Estabeleça um tempo para cada grupo e anote a pontuação de cada acerto. Ganha o time que acertar mais.

Boliche

Para os pinos, encha garrafas pet até a metade — nesse caso, pode ser com água ou areia. Depois, cada jogador vai tentar derrubar as garrafas com uma bola. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.

Morto-vivo

Faça uma fila com os participantes, enquanto uma pessoa fica de frente para conduzir a brincadeira e gritar “vivo” ou “morto”. Quando disser “morto”, todos da fila devem se abaixar. E quando for “vivo”, elas precisam estar de pé. Alterne as palavras e a velocidade. Quem errar, está fora da brincadeira. Os menores vão se divertir muito.

Bolhas de sabão

Misture duas colheres de sopa de detergente em um copo com água. Mexa bem e assopre com um canudo. O tamanho da bolha depende da velocidade com que assopra, por isso, faça devagar se uiser uma bolha grande.

Estátua

Uma das pessoas deve ser o chefe e as outras devem estar posicionadas de frente para ele. A partir disso, é possível brincar de duas maneiras: o chefe designa qual será a estátua (pode ser um animal, uma careta, pose, etc.) e escolhe a mais bonita, mais feia ou mais engraçada. Ou também dá para escolher uma música e quando parar de tocar, todos têm que ficar imóveis. O chefe pode tentar provocar cada jogador e quem se mexer, perde!

Quem sou eu?

Essa é para quem tem filhos mais velhos, já na pré-adolescência. Os jogadores devem escolher um objeto ou o nome de uma celebridade, personagem de filme ou desenho, escrever em um pedaço de papel e grudar na testa do participante ao lado, sem que ele veja. A graça é tentar descobrir quem você é fazendo uma pergunta por rodada enquanto os demais só podem responder “sim” ou “não”. Ganha quem acertar primeiro.

Pega-varetas

Pegue várias varetas coloridas e uma preta e jogue todas sobre uma mesa. Cada uma dessas cores tem uma pontuação diferente. A ideia é que cada jogador retire uma vareta por rodada, sem deixar as outras se mexerem. Se isso acontecer, o participante perde a vez. Ganha quem alcançar a maior pontuação.

Dicionário

Pegue um dicionário, abra numa página aleatória e leia em voz alta a definição de uma palavra. O primeiro jogador que adivinhar a palavra marca um ponto. O vencedor será o primeiro que marcar 10 pontos.

Stop

Cada participante pega uma folha de papel e divide em colunas com categorias (nome, objeto, animal, fruta, cidade, etc.). Quanto mais categorias, mais difícil e divertido fica. A cada rodada, os participantes escolhem uma letra e quem preencher primeiro todos os campos, com uma palavra que comece com a letra determinada em cada coluna, deve dizer “Stop” e todos os outros param de escrever. Cada resposta igual vale 5 pontos. Se as demais forem diferentes da sua, 10 pontos. Quem terminou primeiro também tem direito a ganhar 10 pontos adicionais. Ganha quem somar mais pontos ao longo do jogo.

Castelo de cartas

A ideia é juntar duas cartas por vez e equilibrá-las de modo a criar uma pirâmide. Forme a base e, em seguida, é possível colocar uma carta na horizontal acima de dois triângulos e, assim, começar a fazer um segundo andar. O objetivo é formar um castelo, tomando muito cuidado para não derrubar tudo.

Pescaria de clipes

Esvazie uma caixa de clipes em uma tigela grande. Entregue a cada participante um cabide de arame com a ponta em formato de ganho.Os jogadores devem pescar os clipes com o gancho e quem tiver pescado mais é o vencedor.

Mestre mandou

Um participante deve ser nomeado o mestre, que fica em frente aos demais, e ordena que imitem um gestos, dizendo: “O mestre mandou” enquanto os demais respondem “Fazer o quê?”. Porém, só deve imitar o mestre se ouvir a frase antes de indicar o que é para fazer. O jogador que não seguir a regra é eliminado.

Caçada ao tesouro

Deixe uma prenda escondida em algum lugar da casa. Escreva pistas em papéis e coloque em outros locais. A primeira pista deve levar à segunda, que leva à terceira e assim sucessivamente até chegar no prêmio. Esse jogo pode ser individual ou em equipe.

Fonte: Delas – iG @ https://delas.ig.com.br/filhos/2017-11-02/brincadeiras-criancas-casa.html

keyboard_arrow_up