PROJETO SALA DE AULA É O PALCO AGORA EM FORMATO ONLINE

O projeto “A sala de aula é o palco”, da atriz timotense Daniela Alves, foi contemplado com o “Prêmio Funarte Descentrarte”, uma realização da Fundação Nacional de Artes e do Ministério do Turismo. A Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal que tem a missão de promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país.

O Projeto contou com um primeiro módulo presencial, mas teve suas atividades suspensas em virtude da pandemia da COVID-19. Para cumprir o cronograma apresentado, a artista propôs a continuidade de forma online. A readequação do projeto foi aprovada no segundo semestre de 2020 e as aulas serão transmitidas pelo canal DaMa Histórias na Varanda (DaMa Espaço Cultural) no Youtube de outubro a dezembro desse ano.

“Tivemos que adaptar toda a estrutura do projeto, que era totalmente presencial. Foi muito trabalhoso e a didática precisou ser revista, os jogos modificados. Mas entendemos que é única maneira possível nesse momento de pandemia de realizarmos as aulas, e estamos fazendo de forma que possa atender ainda mais pessoas”.

O projeto vai disponibilizar videoaulas para que professores possam utilizar técnicas teatrais e recursos dramáticos em sala de aula.

O objetivo do projeto é oferecer, para professores e demais interessados, oficina de teatro com foco no uso das técnicas teatrais (uso de vozes diferenciadas, criação de personagem, improviso, jogos teatrais e dramáticos) em sala de aula, em especial para contação de histórias na escola. O objetivo é que o professor utilize a sala como um palco, encantando alunos e trazendo beleza e ludicidade para os conteúdos programáticos.