PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA CENTRAL DE IDEIAS

“Existe um Futuro para os Livros de Papel?”. Este é o tema do concurso de poesias em comemoração ao aniversário de 14 anos da Biblioteca Central de Ideias, cujas inscrições foram prorrogadas até quinta-feira (25/4). Os interessados podem enviar suas poesias de acordo com o tema, gratuitamente. Para participar é necessário fazer inscrição pelo e-mail: bibliotecacentraldeideias@usiminas.com. O regulamento está disponível no site www.institutousiminas.com. Os vencedores serão premiados com vale-livro em evento de comemoração ao aniversário realizado neste sábado (27/4), na Biblioteca Central de Ideias.

A programação de aniversário é realizada pelo Instituto Usiminas e tem o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O cronograma prevê mais atividades gratuitas ao longo desta semana. No dia 24/4, tem a oficina “Bibliotecas e comunidades de inovação”, às 14h, que vai promover reflexões sobre o papel das bibliotecas e a Agenda 2030 (ONU); Aalfabetização Midiática Informacional; tecnologia social como mentalidade educativa; perfil cognitivo do leitor do século XXI; biblioteca como Terceiro Espaço.

No dia 25/4 o encontro será às 14h, com o tema “Mediando leitura nas redes sociais”, propondo reflexões sobre os temas “A sociedade da informação e a era da influência”; “Redes sociais e novas leituras”; “Construindo projetos de leitura nas redes”; “Estratégias didáticas e mediação e redes sociais especializadas”. No mesmo dia tem uma oficina especial para o público da terceira idade, às 18h. “Smartphones e Redes Sociais” será ministrada por Fernando Mendanha e Equipe do Educativo do Instituto Usiminas e vai apresentar noções básicas sobre o manuseio de celulares, orientações para o uso do Whatsapp, dicas sobre como usar o Facebook, fazer download de aplicativos, criar senhas e navegar pela internet de maneira segura.

A oficina “Projetos de leitura com Youtube e Instagram” é a atração dia 26/4, na Biblioteca, às 14h. Na ocasião serão abordados temas como o fenômeno cultural dos booktubers e instagramers; Canais, listas e outras ferramentas de influência de leitura; Mobilização de rede de influenciadores de leitura; Gestão de canais; Produção mediada de vídeos literários. Os interessados em participar as oficinas podem fazer o agendamento gratuito pelo telefone: 31.3822.3031.

Feira de Livros

Até o dia 27/4, a programação conta ainda com uma Feira de Livro, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas. O público pode trazer seu livro e trocar por outro. É só passar pelo Jardim, de terça a sábado, de 10h às 21h e trocar o seu livro. Para fechar a comemoração, no dia 27/4 tem Arte em Família com o tema “Lab Histórias Mapeadas”. A Associação Casa da Árvore vai promover um encontro com brincadeira em família, onde crianças e pais mergulham em suas memórias literárias e em outras histórias, e constroem juntos, mapas digitais interativos, localizando as suas lembranças geograficamente. Será às 15h, no Centro Cultural Usiminas. Os interessados devem agendar pelo telefone: 31.3822-3031.