PROERD em casa

PROERD EM CASA RETOMA ATIVIDADES

Neste mês foram retomadas as lições do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência para as escolas públicas e particulares das cidades de Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria. Desde o ano passado, as atividades têm sido realizadas de forma virtual devido à pandemia.

“Nós repassamos as cartilhas do programa às escolas do quinto ano que estão sendo desenvolvidas pelos alunos, assim como foi realizado no ano passado. Foi um ano muito difícil, devido ao isolamento social, mas como toda sociedade, foi preciso também nos reinventar”, pontua o Sargento Vanderlei, instrutor do PROERD da 85ª Cia de Polícia Militar de Timóteo.

O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas aos estudantes por um policial militar, com a presença do professor em sala de aula, utilizando a cartilha do programa como material de apoio, propiciando também um forte elo na comunidade escolar em que atua no fortalecimento da Polícia Militar, escola e família. Devido a pandemia, as atividades foram incorporadas ao ambiente virtual por meio dos educadores. Ao todo, serão 22 escolas atendidas na região de atuação da 85ª Cia de Polícia Militar de Timóteo.

A professora Ermelinda Gandra Araújo Costa, atua na área de educação há mais de 20 anos, e durante sete anos dedicou às turmas do 5º ano, onde aplicou o PROERD. “Acho este trabalho desenvolvido pela PM de suma importância, uma vez que desde pequenos, nossos alunos já vão adquirindo consciência crítica com relação às drogas lícitas e ilícitas e todos os males que elas podem causar”, conta Ermelinda.

A educadora ainda relata como tem sido os desafios das aulas on-line. “Nas aulas presenciais, o fato de ter um policial ministrando o curso o torna mais dinâmico e os alunos amam ter esta presença em sala de aula, mas devido à pandemia, as aulas aconteceram ano passado e este ano de forma online, mas nem por isso torna menos importante as discussões e reflexões que o programa possibilita”, conclui.

O PROERD é realizado em Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria pela PMMG, com o apoio da Fundação Aperam Acesita, Prefeitura de Timóteo, Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano, Fundação Emalto, Saritur, IMG/Faixa Azul, Rotary Club e Lions Clube.

O programa faz parte das iniciativas que a Fundação Aperam Acesita apoia como parceira. “Tendo como um dos nossos pilares a educação, o PROERD é mais uma atividade que mantivemos o apoio durante a pandemia. Pra gente superar as adversidades e continuar em ação com iniciativas como essa é fortalecer o nosso propósito a cada dia”, finaliza o Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3