Forame Oval Patente (1)

PROCEDIMENTO DE ALTA TECNOLOGIA É INAUGURADO NA UNIMED

Cerca de 30% da população mundial possui uma estrutura anatômica no septo que divide o átrio direito do átrio esquerdo, também chamado Forame Oval Patente. Apesar de assintomática, essa condição pode gerar complicações, como o um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Recentemente, um procedimento de alta tecnologia, sem intervenção cirúrgica, foi realizado no Hospital Metropolitano Unimed para o tratamento da alteração, garantindo qualidade de vida a uma beneficiária.

O médico cooperado e cardiologista intervencionista da Unimed Vale do Aço, Dr. Pedro Paulo Neves de Castro, deu detalhes do método escolhido para a realização do procedimento. “Realizamos o Fechamento do Forame Oval Patente, que ocorre por meio do cateterismo e a monitorização via Ecocardiograma Intracardíaco. Esse procedimento também pode ser feito via Ecocardiograma Transesofágico, porém seria necessário um procedimento semelhante a uma endoscopia. A maneira que escolhemos executar, com o uso da sonda venosa e sem a abertura do tórax, evitando a cirurgia, trouxe mais conforto a paciente”, esclareceu.

O cardiologista ainda explicou o risco que a condição traz. “O perigo de permanecer com o forame oval patente é que ocorra uma embolização do sistema venoso ao sistema arterial, com complicações neurológicas ou periféricas. A paciente em questão teve um acidente vascular cerebral, e esse tipo de embolização, que chamamos de embolia paradoxal, permitindo que o coágulo vá para qualquer ponto do organismo. No caso dela foi para o cérebro e provocou um AVC. Não deixou sequelas, mas poderia se repetir e trazer problemas maiores a ela”, acrescentou.

De acordo com o médico, o procedimento foi um sucesso. “A paciente teve uma recuperação rápida e completa, justamente porque não houve uma incisão cirúrgica”, afirmou.

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3