PRIMEIRA ÁREA A FUNCIONAR NO HMU

A primeira área prevista para iniciar o funcionamento no Hospital Metropolitano Unimed Vale do Aço já está definida: será a Unidade de Atenção Nutricional (UAN). As atividades no setor começam a funcionar no próximo mês, os equipamentos já estão montados e na próxima semana passam por testes. “Provavelmente nos próximos dias começaremos os testes nos equipamentos e a equipe da UAN irá ao HMU para começar usar os novos materiais. Em outubro estaremos prontos para funcionar, mesmo se ainda não tiver pacientes estaremos prontos para atender os colaboradores que já estiverem trabalhando no novo hospital”, explicou a nutricionista dos hospitais Unimed Vale do Aço, Carine Paiva.

 

Na nova unidade da UAN no Hospital Metropolitano a produção aumentará em 30%, elevando consideravelmente o número de refeições servidas. “Todos os equipamentos da Unidade de Atenção Nutricional são novos e temos uma estrutura em maior porte e com uma melhor tecnologia que vai favorecer a nossa produção. Temos por exemplo, dois fornos combinados com capacidade para onze tabuleiros cada e isso vai permitir uma produção muito maior, além da diversificação do cardápio mantendo uma ótima qualidade”, afirmou a nutricionista clínica dos hospitais Unimed Vale do Aço, Glauciene Reis.

 

COZINHA

A cozinha do HMU também foi projetada de forma diferente, no local foram instaladas duas estruturas físicas, uma para elaborar as refeições dos colaboradores e outra para a refeição dos pacientes e acompanhantes. “No Hospital Metropolitano teremos a cozinha dietética onde as refeições serão separadas de acordo com a produção para cada público. E agora com a cozinha separada será possível atender algumas particularidades que antes não era possível”, considerou Glauciene.

 

ACOMPANHANTE

O principal objetivo da Unidade de Atenção Nutricional é proporcionar prazer ao paciente e ao seu acompanhante ao realizar alguma alimentação no hospital. “O conforto e o agrado são a marca da UAN na hora de montar o cardápio destinado ao paciente para servir o que ele precisa e garantir o conforto para assim colaborar na recuperação. Garantir que o paciente e o acompanhante sejam bem atendidos e possam ter um momento de prazer durante a refeição. Queremos oferecer um conforto alimentar aos nossos pacientes”, informou a nutricionista Carine Paiva.

 

De acordo com Glauciene Reis, a nova unidade hospitalar contará com um diferencial na área nutricional, o acompanhante terá a opção de escolher entre o prato do dia ou uma refeição empratada. “Temos a opção do que será servido no dia, o acompanhante vai ter duas opções para escolher e as colaboradoras da nutrição clínica vão passar previamente nos quartos oferecendo o tipo de cardápio que o acompanhante poderá escolher caso ele não queria o prato do dia. E ainda terá a opção de trocar o prato protéico”.

 

Para a nutricionista dos hospitais Unimed Vale do Aço, a iniciativa representa uma melhoria no serviço de hotelaria hospitalar. “Isso é um incremento no nosso serviço de hotelaria e com isso queremos garantir o conforto e a satisfação do paciente e do acompanhante, para que eles tenham opções para se sentirem satisfeitos com o atendimento. Podemos dizer que a Unimed está em um momento de introduzir o princípio da gastronomia já que vamos diversificar o cardápio e isso é uma novidade para nossos clientes”, comentou Carine Paiva.

 

Outro projeto que também será colocado em funcionamento é o cardápio especial no dia do aniversário do paciente. “Vamos proporcionar ao paciente que fizer aniversário enquanto estiver no hospital uma alimentação diferenciada. Quando for identificado um paciente que está aniversariando ele receberá um atendimento especial além de sua refeição empratada”, contou a nutricionista Glauciene Reis.