PRESERVANDO SOLO E ÁGUA

Ontem, 1º/9, o prefeito de Divinolândia de Minas, José Maria de Sousa Pimenta, assinou contrato de parceria entre o Instituto CENIBRA e a Prefeitura Municipal para a construção de 24 fossas sépticas. A iniciativa é parte de um projeto municipal para revitalização de córregos e melhoria da disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos, a partir de trabalhos de educação, saneamento e recuperação ambiental.

A falta de água tratada e de esgoto sanitário provocam diarreia, hepatite, salmonelose e cólera. A fossa séptica biodigestora, além de evitar a contaminação do lençol freático, produz um adubo orgânico líquido que pode ser utilizado em hortas e pomares. A estrutura construída nas comunidades segue o modelo da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“O Instituto CENIBRA busca firmar parcerias que garantam a melhoria da qualidade de vida das comunidades de maneira contínua, consolidada. A partir da instalação das fossas, dá-se um importante passo rumo à melhores condições de vida e revitalização dos corpos hídricos de Divinolândia de Minas”, afirma Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, também responsável pelo Instituto CENIBRA.