PRESÉPIO COLETIVO: ÚLTIMOS DIAS PARA VISITAR

O Presépio Coletivo, exposição que retrata a cena do nascimento de Jesus, pode ser visitado até o próximo sábado (11/01), no Centro Cultural Usiminas, com entrada gratuita. Realizado pela Usiminas e Instituto Usiminas, com curadoria do artista Leo Piló, o Presépio Coletivo foi inteiramente confeccionado com reaproveitamento de cerca de 8 mil caixas longa vida.

Artistas locais, estudantes e assistidos por associações e entidades do Vale do Aço participaram ativamente da produção das peças e das figuras em tamanho natural. A matéria-prima foi transformada em enfeites para as árvores de Natal, cobertura das peças, confecção das roupas dos personagens e elementos da cenografia.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, enfatiza o caráter coletivo e sustentável do Presépio Coletivo. “Para nós, da Usiminas e Instituto Usiminas, o projeto carrega valores nos quais acreditamos, por unir a comunidade em prol de algo em comum. Convidamos a todos para aproveitar os últimos dias e conferir o resultado surpreendente”, reforça a diretora.

Segundo o artista plástico Leo Piló, a primeira semana de janeiro é também importante época de celebração. “Este momento é mais uma oportunidade de contemplar a cena do nascimento de Jesus, que inspira reflexões sobre renovação, recomeço, colaboração e coletividade, conceitos presentes na concepção do Presépio ”, frisa Piló.

 

Criação e mobilização

Ao longo dos meses de outubro a dezembro, artistas locais que compõem a equipe do Leo Piló produziram as peças no ateliê colaborativo montado no Centro Cultural Usiminas. Também compartilharam as técnicas utilizadas para construção do Presépio em oficinas ministradas para colaboradores da Usiminas, escolas, entidades e associações do Vale do Aço. Ao todo, cerca de 300 pessoas foram envolvidas confecção de adereços do Presépio Coletivo.

SERVIÇO

Presépio Coletivo

Até 11/1

De terça a sexta-feira, das 10h às 21h

Entrada franca

Informações: (31) 3822-2215