PREFEITURA DE FABRICIANO ANFERECE CURSO GRATUITO DO SENAI

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, vai ofertar curso gratuito em solda eletrodo revestido. A qualificação será custeada pelo município, por meio de convênio firmado com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Os cursos são de natureza profissionalizante e habilitam as pessoas, sobretudo, os jovens para atuar na área de controle e processos industriais. Há dois anos, cursos do Sistema S não eram realizados na cidade.

O convênio foi assinado nesta quarta-feira, 21, pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius, presidente da Fiemg – Regional Vale do Aço, Luciano Araújo e secretário de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Leandro Xingó. Também estava presente, o empresário Antônio Eugênio, na ocasião, representante a Associação Brasil Togo, entidade que abriga o Centro de Treinamento profissionalizante, no Centro, onde acontecerão as aulas práticas e teóricas.

O prefeito Dr. Marcos Vinicius destaca que qualificação profissional é compromisso da atual administração e fundamental para retomada do crescimento da cidade. “Atuamos em diversas frentes para movimentar a economia: desburocratizamos o processo de abertura de empresas, estamos com obras púbicas em andamento que geram postos de trabalho e agora, o retomamos o convênio com a Fiemg/Senai para capacitar a nossa mão de obra”, pontua.

Para o secretário Leandro Xingó, as parcerias entre iniciativa pública e entidades de renome, como o Sistema Fiemg/Senai, oferecem formação profissional de qualidade voltada para as necessidade do mercado de trabalho. “A nossa meta, desde que assumimos a Secretaria, era reaproximar do Sistema S e Fiemg. Hoje conseguimos e agora, vamos estreitar os laços para ampliar as ações e projetos que visam o desenvolvimento da cidade e região”, completa.

O presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, também reforça que o caminho para driblar a crise e alavancar o crescimento passa formação profissional e considera muito positiva esta reaproximação da administração municipal. “Estamos numa Região Metropolitana e temos que investir na formação de mão-de-obra qualificada que atenda as demandas de todas as cidades do Vale do Aço”, pontua.

As aulas iniciam já no dia 2 de abril. Foram ofertadas 20 vagas, preenchidas levando em consideração a faixa etária e escolaridade exigida pelo Senai (acima de 18 anos e com Ensino Médio completo) e critérios socioeconômicos. A formação tem duração de 195 horas. Os alunos receberão todo o material didático e equipamentos de proteção individual (EPIs) e custearão apenas a passagem até o local do curso. Para a certificação, é necessário o aluno ter 75% de frequência mínima e aproveitamento de 60% no curso.

 

keyboard_arrow_up