PLANTIO DE EUCALIPTOS: CENIBRA PROMOVE ENCONTRO COM PRODUTORES RURAIS

O Programa Fomento Florestal, implantado pela CENIBRA em 1985, passa por um processo de inovação. Para estar mais próximo dos fomentados, termo designado aos parceiros da Empresa neste processo, foi realizado mais um Encontro de Alinhamento Estratégico. O evento, ocorrido em Nova Era no último dia 13, contou com a participação de cerca de 150 produtores rurais que se reuniram para um dia de palestras e outras atividades relacionadas ao plantio de eucaliptos.

Há mais de três décadas, a CENIBRA estabelece uma parceria sólida com produtores rurais para a criação de florestas renováveis de eucaliptos. Presente em 89 municípios mineiros, a iniciativa proporciona benefícios para o meio ambiente e a sociedade na qual atua, além de ser um agronegócio lucrativo e uma boa alternativa de renda para o produtor.

Nessa parceria, a CENIBRA participa com transferência de tecnologia, mudas e insumos, aporte de recursos e garantia da compra da produção, enquanto o produtor fornece recursos, como terra para plantio, capital, mão de obra e governança, de modo a garantir a produção de matéria-prima. Além dos benefícios para os participantes diretos, o Programa Fomento Florestal promove ganhos também para a sociedade, pois gera emprego, renda e qualidade de vida para a população.

Para os fomentados, o Encontro é uma oportunidade de interação, aprendizagem e troca de experiências. Na ótica ambiental, o Programa traz inúmeros benefícios, entre eles a preservação das matas nativas, dos recursos hídricos e da fauna local. A preservação é um dos pilares do projeto, uma vez que os participantes são instruídos em uma série de diretrizes ambientais, para a produção de sua nova floresta da forma mais sustentável possível.

Alinhamento estratégico

As reuniões de alinhamento estratégico do Programa Fomento Florestal serão inseridas, a partir de 2020, no calendário de eventos institucionais da Empresa. A medida oferecerá uma assistência ainda maior ao produtor rural participante.