PATROCINADO PELA CENIBRA, PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA DISPONIBILIZA E-BOOK

A pandemia tem exigido dos promotores culturais formas criativas de continuar desenvolvendo os projetos sociais, sem deixar os beneficiados desassistidos, e prestar conta do trabalho ao público. Por isso, o projeto de incentivo à leitura Família que Lê – patrocinado pela CENIBRA e apoiado pelo Instituto CENIBRA – decidiu inovar e disponibilizou, gratuitamente, a versão online do livro que será distribuído para estudantes e familiares tão logo as autoridades permitirem.

Devido ao distanciamento social, o Família que Lê, que tem como ações encontros com familiares e profissionais da educação, teve que readequar suas propostas e seguiu mantendo contatos virtuais com os profissionais da educação das cidades contempladas com o projeto.

O e-book Família que Lê, obra de Marli Andrade, psicanalista, psicopedagoga, pós-graduada em Educação Especial e doutoranda em Psicologia Social, sob a coordenação do gestor de projetos Paulo Henrique Silva, traz estratégias para o incentivo à leitura e valorização cultural por meio de técnicas para serem desenvolvidas, em casa, por meio de estímulos que sejam capazes de fomentar o fortalecimento dos vínculos entre família e criança, oferecendo oportunidade de um desenvolvimento prazeroso e enriquecedor.

As estratégias são pautadas em cinco grandes temas: Pseudoleitura, Neuroplasticidade, Psicomotricidade, Os Cinco Sentidos e As Cinco Emoções Básicas. A proposta da obra é disponibilizar meios para a prática diária de ações familiares que sejam capazes de fomentar e contribuir para a valorização da cultura e a construção de uma sociedade melhor.

“Um adulto que compreende a importância da leitura e seus impactos na vida dos filhos, certamente fará todo o esforço para ler, contar uma história, ou mesmo um caso aos seus filhos e terá a sensação de felicidade por conseguir contribuir com o desenvolvimento das crianças e, consequentemente, da sociedade”, explica Marli Andrade.

O livro está sendo distribuído pelas redes sociais e pelo WhatsApp e pode ser baixado no site da CENIBRA.

keyboard_arrow_up