PARA AS NOIVAS DE 2017

É no princípio do ano que começamos a dar contorno aos nossos sonhos e projetos para os próximos doze meses, não é? Pois eu sei que um dos compromissos que mais exigem tempo e dinheiro é o casamento. Então, sob o patrocínio do espaço de festas Folha de Prata, publico aqui uma agenda do que você precisa para chegar ao altar linda, descansada, realizada e feliz! E já sugiro que o espaço ideal pra sua festa pode estar entre montanhas, na cidade mesmo! O Folha de Prata fica apenas a 5km do bairro Bethânia, em Ipatinga e tem arquitetura apropriada para abrigar qualquer tipo de decoração, inclusive com área externa e um ficus imenso onde são realizadas cerimônias tocantes. Vale a pena conhecer!

Não existe uma forma lógica para seu casamento dar certo. Mas, você pode organizá-lo o quanto antes. E organizar é o grande sucesso para não perder a cabeça, não enlouquecer e conseguir evitar pequenos problemas. Além de ser fundamental para equilibrar os gastos, planejar o casamento é indispensável para todos os tipos de casais, desde os extremamente organizados até os desorganizados e esquecidos.

Antes de tudo, escolha um caderninho para anotar tudo o que precisa. Será o caderno do casamento. Se você preferir usar tablets não tem problema, o importante é ter algum lugar específico para anotar desde telefone, pensamentos, ideias até desenhos de flores ou preços.
Faça uma lista de tudo o que seu casamento precisa e vá organizando etapa por etapa até sua lista acabar e ficar toda riscada.

Data
A primeira coisa é escolher a data da cerimônia e da festa. Depois disso, você precisa entender o estilo de casamento que vocês querem para começar a ir atrás dos lugares e locais disponíveis. Resolver se serão duas cerimônias, se os lugares serão diferentes ou os mesmos. Por exemplo, uma parte na igreja e depois a festa no salão. Decidir isso com antecedência garante a igreja que você sempre quis. É importante definir o “tipo” dos lugares e como você imagina esses ambientes.

Estilo do casamento
A festa será tradicional ou algo mais moderno, temático? Resolvendo o estilo do casamento, perguntas como o mês, o horário e a quantidade de convidados ficam mais fáceis de serem respondidas. O legal é que o casamento tenha a cara do casal.

Sozinhos ou com ajuda?
Agora também é o momento de decidir se o casal planeja sozinho o casamento ou contará com alguma ajuda profissional, como uma assessoria. Caso queiram uma assessoria escolha uma pessoa profissional, prática e de quem você goste desde o primeiro encontro.

Lista de convidados
A lista é importante porque vai ajudá-la a definir o local e as quantidades necessárias para as bebidas e o bufê. Se você tem dúvidas sobre quem chamar, comece definindo se serão muitas pessoas ou apenas os amigos mais íntimos e familiares. Nesse momento é legal aproveitar para definir os padrinhos e madrinhas e aqueles que estarão presentes como testemunhas no civil.

Documentação
Confira a documentação do casal: certidão de nascimento e certidão de batismo, caso você se casa em uma igreja católica. Deixe tudo guardado em envelopes. Descubra tudo o que precisa sobre o casamento civil, horários do cartório e o dia em que irão assinar os papéis.

Entrevistas
Se você for casar na Igreja, marque um dia e vá conversar com o padre ou com aquele que irá dirigir a cerimônia religiosa. Tire dúvidas e deixe tudo combinado e esclarecido.
Outra entrevista importante é separar uma lista de possíveis lugares para a festa acontecer. Marque encontro e tire dúvidas quanto ao preço, as possibilidades de datas e serviços oferecidos para depois comparar e decidir. Por exemplo, se estão pensando em casar ao ar livre é importante ter em mente um plano B caso chova ou o tempo não esteja bom.
É necessário separar um tempo para conversar com os responsáveis pelos serviços de bufê porque apenas um de qualidade e confiança lhe dará tranquilidade.

Fotógrafo
Para ajudar na escolha, peça para ver trabalhos de outros casamentos e se é isso que procura. É importante organizar com antecedência, para poder pesquisar preços e profissionais. Você também pode pesquisar sites, blogs ou revistas estilos de fotos, temas e ângulos e conversar abertamente com o seu fotógrafo. Utilizar a criatividade é uma ótima dica para um álbum de fotos interessante.

Plano orçamentário
Essa parte é a mais determinante do planejamento, porque ela irá definir praticamente tudo! Muitas vezes o casal prefere investir pouco na festa e gastar bastante na lua-de-mel. Uma reunião com seu noivo se torna necessária para que vocês consigam decidir os pontos mais importantes e os que vocês consideram irrelevantes. Afinal, vocês já têm casa própria? Algumas festas de casamento ficam mais caras que o preço de um apartamento.

Banda, DJ, Concerto, Performance
Contratar os profissionais certos e exigir contratos assinados já é uma quase certeza do comparecimento, mas é fundamental ter conhecimento sobre o trabalho e responsabilidade dos que farão o som. A festa irá começar com qual fundo musical? No final pode tocar o quê? O funk está liberado que horas? Estabeleça quando pode tocar o quê. Se vocês forem dançar, é fundamental saber o tempo exato da música e quando ela vai entrar.

Hora por hora – Passo a passo
Defina o que irá acontecer em cada momento da festa. Como ela começa, o que vem depois, os horários do jantar ou almoço, quando a pista de dança será liberada e esses detalhes. Normalmente o próprio lugar já oferece opções para os contratantes.

Como será o transporte
Pense se precisarão alugar um carro para levá-los até a igreja e ao local da festa ou se será usado o próprio carro do casal. Quem será o motorista? Lembre-se de discutir tudo com seu parceiro. É bom que os dois participem de todo o processo de preparação do casamento.

Modernidades
Se vocês gostam de mídias sociais, existem vários modelos de sites de casamentos. Lá vocês podem colocar fotos do casal, a história de como tudo começou, inclusive as informações sobre a cerimônia, a festa e dicas de hospedagem e salões de cabeleireiros disponíveis na cidade.

Convites
As gráficas têm modelos de papel, formato das letras e textos mais usados. Se preferir, existem empresas que disponibilizam esse serviço on-line e outras em que você cria o modelo que quiser. Mas garanta a entrega com antecedência, porque o educado é distribuir os convites em torno de 30 dias antes do casamento.

Decoração
São tantas as opções e estilos diferentes, que fica difícil selecionar e decidir qual prefere. Para isso, comece decidindo o que não quer. Demore o tempo que for, mas depois que escolher tenha segurança e confiança na sua escolha. Leve tecidos e cores para sua casa, folheie revistas especializadas , pense e repense, mas seja madura na hora de escolher.

Lua de mel
É necessário resolverem juntos para onde ir antes de começarem a traçar a festa do casamento, porque isso pode influenciar o orçamento. Além disso, dependendo do destino deve-se preocupar com a parte burocrática, como verificar passaportes e vistos.

Vestido
Nunca é cedo demais para começar a ver as opções de vestidos! Decida seu vestido com tempo suficiente para fazer os reparos de última hora. O vestido de noiva deve ser ajustado até duas semanas antes do casamento, já que a maioria das noivas ganha ou perde um ou dois quilos antes do casamento.
Também pense nos acessórios: sapato, tiara, véu, penteados e na roupa do noivo também. Afinal ele deve aproveitar esse momento e levar em conta os ajustes que podem ser feitos semanas antes do casamento.
Se optar por damas de honra deverá considerar o fator roupa e suas alterações também, porque crianças em uma certa idade também ganham peso ou perdem muito rápido.
Ah… importantíssimo! Selecione também o vestido para o casamento civil.
O estilista Kleber Vieira confecciona vestidos sob encomenda para venda e aluguel. Ele atende mediante hora marcada (31 3822-4118) e sugere modelos e tecidos.

PARA QUALQUER SERVIÇO CONTRATADO
Pesquise preços!
Faça uma pasta para guardar toda a documentação relacionada ao casamento: contratações de serviço, orçamentos, etc.

Três a quatro meses antes:
Atualize a lista de convidados e peça confirmação dos que faltam dar a respostas.
Faça uma consulta com o cabeleireiro para ver como vai arrumar seu cabelo e como será sua maquiagem. Teste tudo o que puder! Caso o penteado não fique como pensou, troque, mas insista até encontrar aquele que faça você se sentir incrível.
Fase de testes e provas. Agora você deve experimentar as opções de bolos e de buffet. Encomende o bolo e decida o menu.
Determine como serão as lembrancinhas dos convidados.
Não esqueça o buquê de noiva, pois assim como a decoração, você precisa se preocupar com as flores do buquê.
Escreva o discurso de agradecimentos e os votos.
Leve as alianças para gravar os nomes do casal e a data do casamento.

Uma semana antes do casamento
Se vocês irão sair diretamente do casamento para a lua de mel já devem deixar prontos os preparativos finais.
Escolha os sapatos de casamento. Não cometa o erro de usar o sapato somente no dia. Amacie-os usando-os em casa, durante alguns minutos, todos dos dias.

Nesse momento todos os fornecedores devem saber exatamente com quantos convidados contar para acertar os números de cada coisa. O noivo deve ir a um cabeleireiro cerca de uma semana antes do dia do casamento. O corte fica melhor se eles não cortam o cabelo justo no dia.
Importantíssimo também é, além de ter lugares, mesas e cadeiras suficientes para todos, deixar mesas extras livres para casos de convidados que não tenham confirmado presença ou imprevistos que surjam no momento.

Um dia antes do casamento
Aproveite, sorria e viva intensamente, porque passa tudo muito rápido.

Depois do casamento
Você pagou todas seus fornecedores? Se não, então você deve fazê-lo agora.
Agradeça a seus convidados com um cartão de agradecimento ou utilize a função de agradecimento em seu site de casamento Zankyou.
Atualize as fotos em seu site de casamento e também peça aos convidados fotos que eles tenham. Todos os seus convidados têm acesso ao seu site e podem enviar as fotos desde suas casas. Deixe o casamento acontecer mais uma vez!
Mande seu vestido de noiva para uma lavanderia. Se você quiser mantê-lo como lembrança, deve armazená-lo cuidadosamente.
Se decidir vender o seu vestido de noiva, locais não faltam, sempre existem lojas interessadas e que aproveitam para outras noivas.
Se você tiver alterado o seu sobrenome, não se esqueça de alterá-lo em seus documentos pessoais, na lista telefônica, no seguro de saúde, no banco, nas empresas de cartão de crédito, companhias de seguros, na administração fiscal, assinaturas de revistas, utilitários de gás e energia elétrica, carteira de motorista e documentos do carro. Melhor ficar como está, não é?
Recomende os bons fornecedores do seu casamento para os seus amigos, essas dicas valem ouro!

Segundo Graça Lima, da loja Radical Chic, especializada em moda masculina, “No dia em que a noiva é a estrela principal, um pequeno detalhe na roupa do noivo faz toda a diferença. Os ternos em discreto brilho são a novidade elegante e a grife Raffer – uma das representadas pela Radical Chic, – traz diversas opções desta mais nova tendência. A união do alto brilho com a textura traz opções para os homens modernizarem ainda mais seus guarda-roupas e ousarem nas composições, mantendo o visual sofisticado e elegante. Os tons chumbo, prata, preto já conquistaram os homens, e são indiscutivelmente belos. O lenço de bolso é um acessório indispensável, pois além de elegante, quebra a uniformidade do paletó. Mas, regrinha básica: evite usar lenços da mesma cor da gravata.”


Matéria publicada na revista CHIQUE! de setembro/dezembro de 2016.
(Com https://www.casamentos.com.br , http://mdemulher.abril.com.br/, https://www.icasei.com.br/)