PANIFICAÇÃO E FOOD SERVICE EM SEMINÁRIO NA FIEMG

Com o objetivo de disseminar informações sobre tecnologia, gestão, mercado, processos e outros fatores que impactam positivamente no negócio da alimentação, em especial panificação, a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação, Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias do Vale do Aço (Sinpava) com apoio do SENAI e FIEMG Regional Vale do Aço, Sebrae; e das empresas parceiras Prática, Ireks, Bralyx, JTI, Dinox, TudoBom e Eme Solar promoveram o Seminário “Ações que fazem sua empresa lucrar mais” em Ipatinga. O evento reuniu mais de 200 participantes em dois dias de intensa programação.

Com estrutura inédita, o espaço contou com exposição e demonstração de uso de equipamentos e mobiliário com tecnologia de ponta focados no aumento da produtividade e qualidade de produtos, como fornos, câmaras climáticas e maquinário para preparo de salgados e confeitaria em escala industrial, além de expositores de produtos. Na parte teórica, oito palestrantes nacionais estiveram presentes.

Atualização, aumento da lucratividade e produtividade trazendo um novo modelo de negócio a região foram as prioridades do evento.  “As padarias não podem ficar fora dessa grande oportunidade de mercado. Atender as demandas do cliente de forma plena é um desafio, mas é possível. Para isso é importante se capacitar, aprender e voltar para a loja para colocar a mão na massa”, afirma José Batista de Oliveira, presidente da ABIP.

Para o presidente do Sinpava, Fabrício Lara, o evento superou todas as expectativas. “Foram dois dias de vasto conteúdo e dicas efetivas e de fácil implantação, acesso a novas tecnologias, produtos e tendências. Acredito que os participantes saíram daqui com novas perspectivas e visão de mercado com foco na aplicabilidade e aumento da competitividade de seu negócio”.

Sebastião Fernandes de Araújo, sócio – presidente da Padaria Pão Total, parabenizou a iniciativa do Sindicato e da ABIP. “O setor de alimentação e panificação do Vale do Aço ganhou muito em todos os aspectos, principalmente no que se refere a produtividade e competitividade. Que esse formato de evento entre para o calendário do setor e que possamos colocar em prática todo o aprendizado”, disse.

Programação

As atividades começaram na quarta-feira (27) com recepção e visita ao espaço de negócios montado. Os participantes se surpreenderam com a quantidade e qualidade dos equipamentos montados pelos parceiros e participaram de momento de troca de experiências. Em seguida, Emerson Amaral iniciou a programação técnica com a palestra “Pequenas atitudes que geram lucro”, convidando para uma reflexão acerca de rotinas das padarias.

Seguiu-se com apresentação de Darcy Holanda Mendes, da Ireks, sobre as tendências de saudabilidade e, após, Bruno Sidartha, da JTI, que apresentou a excelência no atendimento e atitudes que encantam o cliente. Com a última palestra da noite, Ângelo Souza, da Prática, ministrou conteúdo sobre congelamento de pães e alternativas para a lucratividade. A noite encerrou com degustação de produtos e networking.

No segundo dia, quinta-feira (28), as atividades iniciaram pela manhã com movimentada participação ao espaço de negócios montado e demonstração de equipamentos, tecnologias e produtividade. Após o almoço, seguiu-se com palestra-show sobre pães de longa fermentação com os técnicos Gleidson Silva e Christiano Aguiar, da Ireks. Em seguida, os chefs Henrique Rats e João Damião, ambos da Prática, convidaram Alexsandro Kitsidis, também da Prática, para uma demonstração sobre lanches rápidos na padaria, como pizzas e sanduíches. Finalizando a parte técnica do evento, Alexandre Cardoso Giovannini, da Bralyx, apresentou conteúdos sobre oportunidades e produtividade em confeitaria e salgados, por meio da automação. Ao final, os participantes degustaram os produtos e tiveram mais um momento de troca de experiências.

O Seminário “Ações que fazem sua empresa lucrar mais” faz parte do Circuito Nacional Padaria Conceito, iniciativa da ABIP no fortalecimento do setor de panificação nacional.