PALHAÇOS DE HOSPITAIS: INSTITUTO HAHAHA CHEGA A IPATINGA

Referência na arte da palhaçaria nos hospitais mineiros desde 2012, o Instituto HAHAHA é hoje um dos principais grupos que desenvolvem esse trabalho no país. Com uma ação permanente e cotidiana nos hospitais mineiros e constante capacitação do seu corpo de atores o grupo acabou tornando-se expoente da categoria em Minas Gerais e atraindo muitas demandas de oficinas e auxílio na capacitação de outros grupos. Em sua trajetória o instituto passou por cinco hospitais de Belo Horizonte e atingiu com a sua arte cerca de 329 mil pessoas, dentro e fora do ambiente hospitalar entre crianças, acompanhantes e a comunidade em geral. A partir dessa experiência surgiu o projeto HAHAHA Minas que realiza nos próximos dias 23, 24 e 25 de junho atividades de capacitação na cidade de Ipatinga.
A programação é gratuita e conta com a oficina “ R-Zero- Palhaços em Hospitais” e o encontro “Palhestra e Causos HAHAHA” (confira a programação completa abaixo). A ação acontece no Centro Cultural Usiminas e tem o patrocínio do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais).
Acreditando que um trabalho com qualidade faz a diferença para quem executa e para quem recebe foi que o Instituto HAHAHA criou o HAHAHA Minas. Minas Gerais ocupa hoje o segundo lugar em número de grupos que atuam como palhaços em hospitais no país, sendo quase a totalidade voluntariados. Nesse contexto e a partir de pedidos de capacitação e qualificação dos
grupos pelo interior do estado o Instituto HAHAHA entendeu-se como um agente potencializador desse cenário percebendo a necessidade de descentralizar as atividades. A partir de então o projeto assumiu o compromisso de capacitar o maior número de grupos e pessoas, profissionais ou não na arte do palhaço, para realizar visitas artísticas no ambiente hospitalar, postos de saúde, abrigos, creches e asilos.
HAHAHA
O Instituto HAHAHA foi criado em 09 de julho de 2012 dentro da ONG Doutores da Alegria, com o objetivo de expandir a atuação dos palhaços em hospitais e reafirmar o sentimento de pertencimento e de identidade do programa para o Estado de Minas Gerais. Ao longo dos seus 5 anos, o Instituto constituiu-se como o grupo de referência na arte do palhaço em hospitais. Dentro dos cinco hospitais que atende na capital mineira o instituto atingiu cerca de 135 mil crianças, além de acompanhantes, pais e toda a comunidade hospitalar. O Instituto HAHAHA, além de seu programa permanente de atendimento às crianças hospitalizadas, tem se dedicado intensamente ao trabalho de pesquisa e capacitação do seu corpo de atores. E esse trabalho repercute na qualidade do fazer artístico, que traz o diferencial na atuação do palhaço junto às crianças, constatando cada vez mais que o estado psicológico do paciente nestes momentos, tem grande influência no processo de cura.
PROGRAMAÇÃO
Oficina “ R-Zero – Palhaços em Hospitais”
Por meio de dinâmicas e jogos construídos nos pilares da linguagem do palhaço voltados para o ambiente hospitalar a oficina permite que cada participante possa se confrontar com resistências pessoais e situações limites despertando assim a formação de um repertório individual. Serão abordados tópicos como: Consciência Corporal; Estado do Palhaço; Ação e Reação; Triangulação; Foco; Relação com o outro e Improvisação. O interesse é trazer uma reflexão da prática individual e do coletivo, reforçando a identidade do grupo e instrumentalizando o trabalho artístico realizado dentro do ambiente hospitalar ou outro espaço vulnerável.

Oficineiros: Gyuliana Duarte (Palhaça Xuleta), Eliseu Cústidio (Palhaço Custódio) e Janaina Morse (Palhaça Brisa)
23, 24 e 25 de junho / Horário – 23/06 (sexta-feira) das 19h00 às 22h00 , 24 e 25/06 (sábado e domingo) das 9h00 às 13h00 / Local: Sala de ensaio do Centro Cultural Usiminas
Inscrições pelo e-mail até o dia 18 de junho (domingo) pelo e-mail
contato@institutohahaha.org.br. Divulgação dos selecionados dia 20/06 (terça-feira). Podem se inscrever participantes de outras cidades, como toda a região do Vale do Aço e cidades vizinhas do Rio Doce.
“Palhestra e Causos HAHAHA”
A partir dos “causos” vividos pelos artistas do Instituto HAHAHA como palhaços dentro dos hospitais o público tem a possibilidade de conhecer um pouco mais do trabalho que não é tão simples ou espontâneo como pode parecer à primeira vista. Compartilhando um pouco mais da sua experiência e rotina prática e administrativa o grupo se abre com o público sobre os desafios dessa construção sociocultural comprometidos com o desenvolvimento da saúde. 24 de junho/ Horário: 17h30 / Local: Galeria Centro Cultural Usiminas
Artistas do HAHAHA: Gyuliana Duarte (Palhaça Xuleta), Eliseu Cústidio (Palhaço Custódio) e Janaina Morse (Palhaça Brisa)
*Senhas já disponíveis na bilheteria do local.