OUTUBRO ROSA: ONCOLOGIA DA UNIMED VALE DO AÇO RECEBE AÇÕES

Um lugar cheio de alto-astral, conforto e alegria. Foi assim que a Hope Oncologia, em Coronel Fabriciano, ficou durante as ações que ocorreram ao longo deste mês. Voltadas para o Outubro Rosa, as atividades, desenvolvidas pela Unimed Vale do Aço, Unimag e parceiros, permitiram que as pacientes que lutam contra o câncer tivessem sessões de maquiagem, spa dos pés e momentos de lazer.

Em quatro tardes dedicadas as pacientes oncológicas, elas foram maquiadas pela consultora de beleza da marca Mary Kay, Alberta Deodato e pelo maquiador Lucas Schuchter. Além de revelar a beleza das mulheres, os voluntários também trouxeram o sorriso delas.

Outro procedimento oferecido às pacientes foi o escalda pés, realizado pelas profissionais da D&A Home Spa. “Nos pés temos pontos que são ligados a outras partes do nosso organismo e ao sistema linfático. Fizemos com as pacientes oncológicas um procedimento relaxante, com camomila e passiflora, que auxilia na desintoxicação e no desinchaço. O sal grosso usamos para o descongestionamento e alívio da tensão muscular e a laranja para a esfoliação, que além de retirar as células mortas ajuda na penetração dos ativos. Estudei e montei uma composição que pudesse ajudar essas pacientes e proporcionar um momento relaxante”, afirmou Denise Izeffler empresária e terapeuta na área de bem-estar e qualidade de vida do D&A Home Spa.

O fotógrafo Teuller Morais também participou da ação, realizando sessões de fotografias com as pacientes. Elas ainda receberam de presente lenços feitos pelo projeto de Belo Horizonte, Para Você, De Coração. A entidade, de iniciativa da voluntária Juliana Leal, produz, por meio de doações de tecidos, lenços que são enviadas à pacientes oncológicos de várias cidades.

Participaram da ação mulheres com Câncer de Mama, Intestino, Linfoma, Pulmão e Aplasia de Medula. “Ao longo do tratamento, é um misto de emoções. Passamos por sensação de impotência, baixa auto-estima, vontade de desistir. O apoio da família, o carinho da equipe da Hope Oncologia e ações como essas, que nos mostram a força que temos, que somos belas e que podemos vencer, nos fazem querer lutar contra o Câncer. Já fui vaidosa, após a doença, perdi o ânimo. Hoje saio daqui com o coração cheio de alegria, tanto pelo carinho que recebi hoje quanto pelas palavras de incentivo e amor que cada um aqui me disse”, afirmou Márcia Costa, que se emocionou com o dia oferecido a ela e as demais pacientes oncológicas.

Nossa Oncologia

Na Unimed Vale do Aço, o centro de tratamento para pacientes com câncer é uma parceria com a Hope Oncologia. Criada em 2006, a Unidade de Oncologia Clínica, oferece o que há de mais avançado no tratamento do câncer e é formada por profissionais treinados nos melhores centros de tratamento de câncer do país e exterior.

Sob a coordenação do Oncologista Clínico, Dr Alfredo Cardoso, unidade conta com uma equipe altamente especializada e preparada para receber pacientes com as mais diversas variações do Câncer. Com cooperados e colaboradores da assistência especializados e reconhecidos na região, a equipe é composta por três médicos oncologistas, enfermeiras, enfermeiras oncológicas, farmacêutico, farmacêutica oncológica e psicólogo.

A estrutura do centro de oncologia é dividida em área de atendimento geral, quimioterapia, armazenagem e diluição de fármacos especiais. Há um controle rigoroso no armazenamento, preparo e dispensação dos medicamentos, incluindo os quimioterápicos por via oral, que são mediados pela farmácia clínica.