ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRA SE APRESENTA EM CINCO CIDADES

“A viola é um dos elementos estruturantes da identidade mineira e uma das principais porta-vozes da nossa cultura interiorana”. A afirmação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) reforça a importância do projeto Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço, que resgata a cultura caipira e reúne o melhor da música sertaneja de raiz com o espetáculo “Viola da Minha Terra”. Realizado com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto circulará em cinco cidades da região a partir deste mês.

A primeira apresentação será no próximo sábado (10/08), às 20h, em Antônio Dias (Praça Ana Angélica, Centro). O show de Antônio Dias integra a programação do “Família na Praça”, ação da Prefeitura da cidade, que contará também com a presença do Projeto Palha do Indaiá com a venda de produtos artesanais.

Em seguida, o projeto leva o espetáculo à Periquito, no dia 17 de agosto (sábado), às 20h, como parte do Fest Country 12 anos da Apae Periquito, no Centro da cidade. Os municípios de Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso também vão receber o espetáculo “Viola minha Terra” em datas a serem agendadas.

Viola da Minha Terra

Regido pelo Maestro Mariano, o show “Viola da Minha Terra” reúne 25 músicos, que emocionam a plateia por sua beleza poética e musicalidade, numa reverência à cultura caipira e música sertaneja de raiz. A orquestra abrirá o show com um espetáculo didático para crianças, de aproximadamente 25 minutos, contando a história da viola.

Segundo o regente Maestro Mariano, o projeto que leva o espetáculo Viola da Minha Terra às cinco cidades divulga e valoriza a cultura popular. “Atuamos de forma decisiva na promoção da viola caipira como instrumento de manutenção do conhecimento tradicional e ferramenta potente para a produção e comunicação de saberes popular”, detalha Mariano, que realiza o projeto com o apoio da Associação de Amigos da Cultura (Assamic), Orquestra de viola e produção de Fino Trato Produção Cultural.

Orquestra

Criada em 2012 pelo Maestro Mariano, a Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço surgiu como uma iniciativa musical de preservação e divulgação da cultura popular, visando o resgate da Viola Caipira. Sediada no interior de Minas Gerais, o grupo apresenta um repertório eclético, executando toadas, cururus, guaranias, cateretês e outros ritmos de viola. Por meio de espetáculos musicais, se evidencia no cenário cultural mineiro como um grande articulador da cultura caipira ligada a viola e se consolida como a primeira Orquestra de Viola Caipira do Leste de Minas Gerais.

SERVIÇOS

Espetáculo Viola da Minha Terra – Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço

10 de agosto (sábado), às 20h, Praça Ana Angélica, Centro – Antônio Dias

17 de agosto (sábado), às 20h, Fest Country 12 anos Apae Periquito – Centro da cidade.

Entrada gratuita