ORIGAMI: NAS MONTANHAS DO VALE DO AÇO

Em vários países existem grupos organizados de origamistas que se reúnem anualmente em convenções de origami onde são ensinados modelos, realizadas exposições, palestras, atividades que busquem o desenvolvimento da arte do Origami. O Brasil ainda não faz parte do calendário mundial de eventos desta natureza, e então com vistas a integrar este calendário, realizaremos em Timóteo um encontro nacional voltado ao público origamista e também ao público leigo, levando-lhes o conhecimento desta arte e, para todos os participantes, o desenvolvimento de suas potencialidades. O nome é um trocadilho entre as características geográficas da região e as dobras base do Origami, que em todo o mundo tem o mesmo nome: “vale” e “montanha”.

O evento será realizado no Hotel Dom Henrique e no Parque Estadual do Rio Doce, no período de 09 a 11 de novembro, data em que se encerra o período conhecido como World Origami Days (WOD), que vai de 24 de outubro a 11 de novembro. Neste período várias atividades de difusão do Origami acontecem em todo o mundo – aulas, distribuição de origamis, intervenção em espaços públicos, entre outras.

Considerando a participação de origamistas de todo o país e a importância do envolvimento da sociedade local para o desenvolvimento turístico, o último dia do evento acontecerá no Parque Estadual do Rio Doce. Haverá atividades turísticas, aulas de origami e intervenção e integração entre os modelos ensinados e a reserva. Trata-se de uma oportunidade de contribuição ao desenvolvimento do turismo da região.

Realização do 1º Encontro Nacional de Origami de Timóteo, nos três últimos dias do período “World Origami Days”. Será a primeira atuação brasileira presencial de âmbito nacional neste grande evento mundial. Serão ensinados modelos de autoria das professoras convidadas e de outros origamistas de notória criatividade na comunidade internacional, apresentando aos iniciantes estes reconhecidos artistas. Para consolidar a participação internacional serão realizados workshops por videoconferência com professores residentes em outros países.

Justificativa

Aqui em Timóteo reunimos as condições favoráveis para a realização de um encontro deste porte: o apoio do Hotel Dom Henrique, com instalações adequadas às atividades propostas; potencial turístico atrativo a visitantes de outras cidades e países; notoriedade mundial do trabalho artístico de Isa Klein, natural da cidade, conferindo credibilidade frente ao seu público alvo.

Trata-se de um evento inédito em toda a região, expandindo o potencial cultural do Vale do Aço, com vistas a consolidar Timóteo como a primeira cidade brasileira sede de um encontro anual de Origami e assim tornar-se roteiro de origamistas nacionais e estrangeiros.

Este ano comemora-se 110 anos de imigração japonesa no Brasil, e os “nikkeis”, japoneses que vivem regularmente no exterior, ou seus descendentes, são parte importante da história do Vale do Aço – o acordo Lanari-Horikoshi, assinado há 61 anos, formalizou o compromisso da participação japonesa na construção da Usiminas, trazendo grande quantidade destes imigrantes para a região.

Público alvo

50 participantes a partir de oito anos de idade, entre origamistas de todo país e membros da comunidade local com ou sem conhecimento na arte do Origami, para que se aprimorem ou venham a conhecer esta arte – seus aspectos estético e terapêutico – tendo no intercâmbio de conhecimentos uma das premissas do evento.

Instrutoras Convidadas

Ana Lydia Castro e Silva (Belo Horizonte)

Katia Mitiko (Rio de Janeiro)

Lus de Pessoa (Brasília)

Marcia Benini (Juiz de Fora)

Vânia Passos (São Paulo)

Verônica Jamkojian (São Paulo)

Instrutores por Videoconferência

Mike Assis (Austrália)

Sérgio Leonardo Guarachi (Bolívia)

Coordenadora Pedagógica e de programação: Isa Klein

Exposições

  1. Nossa arte aos seus olhos: exposição coletiva dos participantes do evento. Aberta a todos que quiserem expor, além da possibilidade de os participantes mostrarem sua arte, é também uma oportunidade do público leigo que terá contato com o Origami pela primeira vez conhecer os vários estilos e a grandiosidade desta arte.

  2. Do meu coração para suas mãos: inspirada nas atividades WOD realizadas em todo o mundo, esta exposição é uma forma de origamistas que não poderão vir se fazerem presentes através de sua arte. Enviarão modelos que serão expostos sexta e sábado quando, ao final da programação do dia, serão sorteados entre os participantes.

Programação:

Quinta-feira, dia 04/10: Lançamento do evento no Hotel Dom Henrique

Horário: 19h30

Sexta-feira, dia 09: abertura

Horário: 19h30

Breve panorama do origami mundial

Apresentação das origamistas convidadas

“Dobrando Alegria” – Curitiba

Abertura da exposição

Apresentação do programa de aulas do evento

Sábado, dia 10: aulas

Como se trata de um evento aberto à comunidade, a programação de aulas apresentará em cada horário três opções de modelos em diferentes níveis de conhecimento e complexidade. Assim, cada participante terá oportunidade de aprender no horário oficial até 5 modelos à sua escolha por ordem de credenciamento.

Ao final das inscrições o número de participantes será dividido por 3 para definirmos o limite de alunos por classe, de forma a serem divididos homogeneamente para que uma classe não fique com muitos alunos e outra com poucos.

O material será fornecido pelo evento, com apoio da loja e-Trendy. Sediada em São Paulo, é hoje a maior loja de produtos para origami do Brasil.

Domingo, dia 11: atividade no Parque Estadual do Rio Doce

Café da manhã

Mini palestra sobre o PERD

Trilha

Almoço

Classes de origami. Em seguida: Origami na Floresta

Kusudama Timóteo: trabalhando o coletivo

Passeio de barco

Por do sol

Retorno

Rodrigo Vieira RibeiroMestre em Educação, Designer Instrucional e Designer Gráfico é Presidente do Vale do Aço Convention & Visitors Bureau – 2017-19, Diretor de Comunicação do Circuito Mata Atlântica de Minas – 2017-19 e Gerente de Marketing e Comunicação no Hotel Dom Henrique