OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO: ALUNOS DE IPATINGA E TIMÓTEO CONQUISTAM MEDALHAS

A Olimpíada do Conhecimento é um processo que envolve a preparação e competição de alunos e ex-alunos do SENAI por meio de testes e situações de resolução de problemas. Eles realizam provas que simulam a realidade no mundo do trabalho.

A competição é composta de quatro etapas: escolar, regional, estadual e a seletiva (antiga fase nacional) para a WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo.

Promovido a cada dois anos, o evento reúne jovens alunos que se destacam por suas habilidades técnicas e comportamentais na realização de provas que atestam suas expertises tendo em vista padrões internacionais de qualidade, inovações tecnológicas e desafios do mercado de trabalho.

Nesta etapa estadual, ocorrida do dia 18 a 29 de novembro, 110 alunos de 35 unidades do SENAI-MG participaram em 39 ocupações. Em Ipatinga, o aluno Ryan Madeira Oliveira Silva conquistou a medalha de prata na área da Soldagem e os estudantes Raul Filipe Henriques Oliveira e Hian Andrade Oliveira conquistaram medalhas de bronze nas áreas de Eletricidade Industrial e de Construção de Estruturas Metálicas, respectivamente.

O estudante Ryan conta que se preparou muito para a competição. “Treinei no SENAI de Ipatinga cerca de oito horas por dia por, aproximadamente, um mês sempre com o auxílio do instrutor. “É uma sensação indescritível e gratificante, não esperava subir ao pódio. Me sinto muito feliz. Vou me empenhar ainda mais para ter bons resultados nas próximas fases”, contou o medalhista de prata.

Já no SENAI de Timóteo, os medalhistas foram Augusto Abreu Guimarães e Luisa Rodrigues de Barros, que conquistaram o bronze na área da construção civil.

Preparação

No SENAI de Ipatinga são realizados diversos processos seletivos internos para escolher quem irá representar a instituição no estado. Os alunos aprovados são acompanhados pelos instrutores em todo o processo. “O treinamento é diário e voltado para as provas da competição, com simulados periódicos que estão em consonâncias com o mercado de trabalho e padrões internacionais de qualidade na área industrial. Fico muito feliz e realizado em saber que estes alunos/competidores estão prontos para executar as atividades profissionais com precisão e alto padrão de qualidade, que é o que o mercado exige”, enfatizou o Instrutor de Formação Profissional do SENAI de Ipatinga, Elzeir Andrade Ferreira.

“A Olimpíada do Conhecimento proporciona aos alunos e instrutores novas técnicas, conhecimentos e descobertas. No SENAI de Timóteo, a cultura da Olimpíada está enraizada por meio de muito trabalho e motivação para a participação dos alunos. A unidade vem se destacando e possui um histórico de participação e premiação na competição. Sentimos orgulho do quanto toda a equipe se empenha na preparação dos competidores e dos resultados alcançados”, contou Michelle de Lemos Martins Araújo – Pedagoga responsável pela preparação das equipes na unidade.

A Instrutora de Formação Profissional da Unidade de Timóteo, Tamiris Carolina Silva Alves, conta que a Olimpíada do Conhecimento é uma competição de educação profissional de muita importância para todos. “É uma oportunidade de atingir a excelência. As provas são de alto nível a ponto de atender e superar as demandas da indústria. E muito gratificante ver o resultado desse processo de aprendizagem”, destacou.