O PINTEREST PESQUISOU, A GENTE SEGUE: AS 100 TENDÊNCIAS PARA O FUTURO

São números excepcionais os de pessoas no mundo que estão à espera de informações sobre o que consumir num futuro próximo, pelas imagens na internet: mais de 320 milhões.

E o Pinterest, uma rede social de compartilhamento de fotos que assemelha-se a um quadro de inspirações onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc, saiu na frente, editando o Pinterest 100. A seleção completa está hospedada em um site especial e pode ser baixada por PDF. Está dividida em 10 categorias, que eu mostro aqui:

1. VIAGEM RESPONSÁVEL

Com o boom do turismo nas últimas décadas, questões como o fluxo de visitantes, o lixo produzido pelos turistas e a variação de preços por causa da grande demanda por alimentação, passeio ou hospedagem, têm causado grande impacto. O foco aqui é, principalmente, o da responsabilidade com o meio-ambiente. Esta categoria abrange temas como “Viajar mais de trem” ou “Viagens de agroturismo” – este último deve bombar. 

2. INSPIRAÇÃO INTERNACIONAL NO DÉCOR

Insights regionais de diversas partes do mundo devem inspirar arte e design. Os exemplos dados pelo report do Pinterest citam buscas bem específicas, como banheiros ao estilo espanhol, antiguidades francesas, banheiras japonesas ou jardins com inspiração australiana que – pasme – cresceu 781% nas buscas.

3. IR ALÉM DO BINARISMO

Aqui a categoria se refere, essencialmente, à questão de gênero. Para a próxima década veremos o boom de marcas que se movem fora dos estereótipos de masculino e feminino para produzir seus produtos. As buscas por vestido de casamento andrógino, por exemplo, aumentaram 51%.

4. TUDO SOBRE O ESPAÇO

Parece que não é só Jeff Bezos, o dono da Amazon, que está obcecado pelo assunto. Segundo o Pinterest, o interesse por tudo que se refere ao Universo só vai aumentar. De viagens interestelares à brincadeiras e aniversários com tema de galáxia – tema cuja procura aumentou 340%. 

5. RECONEXÃO COM A NATUREZA

Tudo que é ao ar livre se encaixa aqui. É mais uma prova de que as novas gerações têm buscado esse lifestyle de muitas formas. Buscas com temas como “Dicas para pesca de lago” ou “Técnicas de sobrevivência na natureza”, além de palavras-chave como “acampar” ou “cozinha outdoor” têm feito bonito nas buscas. Ao ouvir a expressão “bem-estar”, talvez você pense em spas luxuosos ou passeios para desestressar. Mas este ano, percebemos que as pessoas estão pensando no bem-estar de uma maneira mais ligada ao dia a dia. Elas estão à procura de hábitos fáceis que ajudem a combater a ansiedade, o estresse e a fadiga. Além disso, estão desenvolvendo rotinas de bem-estar pessoal que combinam com a vida cotidiana, principalmente quando os dias estão em um ritmo totalmente frenético. Cada pessoa tem uma rotina diferente. Talvez você escreva em um diário para organizar as tarefas ou seja do tipo dinâmico que fica em constante movimento. Seja qual for seu estilo, há muitas maneiras simples de ter uma dose diária de vibrações positivas.

6. PETS CADA VEZ MAIS MIMADOS

Com o enorme crescimento do número de pets nas casas mundo afora, as buscas sobre produtos para deixar mais feliz / fácil a vida dos bichinhos domésticos só cresce e fica mais completo. O tema “Receita de bolo segura para cachorros comerem” é trend nesse tema com 167% de crescimento nas buscas. 

7. MINHA CASA, MEU MUNDO

Para além do home office, o conceito do lar aconchegante continua em alta dentro do Pinterest. Dicas para decoração e arrumação, além de dispositivos que facilitam essa dualidade de trabalhar / morar no mesmo ambiente seguem bombando. Looks para trabalhar em casa são hit e seguem liderando os cliques. Lar é onde o coração está. No entanto, hoje em dia, também é onde está seu escritório, a academia e, em alguns casos, até mesmo sua própria cascata. Graças às novas tecnologias e políticas flexíveis de escritório, nunca foi tão fácil fazer tudo em casa. Mais coisas que as pessoas costumavam fazer fora de casa agora estão acontecendo no conforto do lar. Isso significa um grande crescimento para setores como decoração, roupas que combinam lazer com moda esportiva e serviços de entrega. Faça uma chamada de conferência no sofá, exercícios físicos na sala de estar e, em seguida, aprecie uma boa cerveja artesanal. O ditado é mais válido do que nunca: realmente não há lugar como o lar.

8. MODA ANOS 90

O estilo que marcou a adolescência da geração millennials não tem data para sair de cena. Então camisetas de banda ao estilo grunge, calças de cintura alta, minimalismo no look (e até no corte de cabelo), ainda serão vistos por muito tempo por aí. Bem como bandanas, ouch! A virada do milênio não significa página virada. Os anos 90 estão mais vivos do que nunca! As referências aos anos 90 estão por todas as partes, de passarelas de alto padrão até dispositivos retrô. Para muitos, é uma viagem nostálgica a uma época mais leve. O tempo está passando para os millennials, que já estão revivendo boas memórias e se conectando ao compartilhar experiências. Já a geração Z está descobrindo pela primeira vez a cultura dos anos 90 e adicionando um toque especial a essas tendências. A obsessão pelas coisas dos anos 90 não para de crescer. Então coloque seu chapéu bucket, prepare o discman e comece vivenciar os anos 90 mais uma vez.

9. BUSCA POR EQUILÍBRIO

Olha o autocuidado bombando também nas inspirações de imagens. O tema que já se tornou o centro das atenções em 2019, tem tudo para seguir subindo. Dicas sobre o tema e produtos focados para ter uma vida melhor, mais equilibrada, serão bem procurados. O assunto “Detox das Mídias Sociais” aumentou 300% nas buscas e deve se manter em alta para o próximo ano.

10. CONSUMO CONSCIENTE

Essa tendência já vem aparecendo faz algum tempo, mas só deve ganhar força. Tudo que tiver intersecção com a questão ambiental subirá no ranking de interesse dos usuários. Produtos com essa linha tendem a ser mais valorizados, como mostra o interesse por roupas de brechó, por exemplo, que cresce 38%, ou a busca por arte feita com lixo jogado no mar, que chegou ao mesmo número.  

Fontes:

www.pinterest100.com/pt-br/

www.consumidormoderno.com.br/