O DIA DO MACARRÃO PASSOU MAS A FOME NÃO

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Macarrão. E minha homenagem chega hoje, com um pouquinho de atraso, mas com uma forte razão… Então, vamos para a mesa?
Ele veio do oriente, mas ganhou fama na Itália. Está em todas as despensas e nos cardápios do mundo inteiro. Nada mais justo, portanto, que exista um data especial para ele. Separe um bom vinho, ponha a água para ferver e convide quem você mais gosta. Quem assina as receitas é o chef Marco Renzetti, do restaurante Osteria Del Pettirosso, um dos melhores lugares para comer massas em São Paulo. Nascido em Roma, ele também dá dicas de preparo para a festa ficar ainda mais gostosa. Buon appetito!Tornarellli a carbonara
(2 porções)
Ingredientes:
200 g de massa seca ou 300 g de massa fresca
3 ovos inteiros
70 g de queijo pecorino ralado
70 g de queijo parmesão ou grana padano ralado
1 colher (café) de pimenta-do-reino moída
100 g de pancetta

Modo de preparo:
Quebre os ovos numa tigela funda e misture com o queijo e a pimenta. Reserve em temperatura ambiente. Corte a pancetta em cubos de ½ cm e frite nas própria gordura, em uma frigideira larga. Junte um pouco da água de cozimento do macarrão. Escorra a massa, misture-a à pancetta, deixe o fogo o mais baixo possível, acrescente o creme de ovo e mexa levemente até o creme engrossar.

Dicas:
– Rale os queijos e a moa pimenta na hora para preservar os aromas.
– Não use uma panela no lugar de frigideira ou o calor retido em excesso vai cozinhar seu ovo.
– Use pancetta e não bacon. A Itália não produz defumados, que além de ser pouco saudável, altera muito o sabor dos pratos.