NOVEMBRO AZUL: CARTÃO DE TODOS ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

 

Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura

O Cartão de TODOS, líder no mercado brasileiro de cartões de descontos, apoia a campanha Novembro Azul, que tem como propósito alertar os homens sobre a prevenção ao câncer de próstata.

O câncer de próstata representa a segunda causa de morte entre a população masculina e há um aumento significativo de incidência a partir dos 60 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos no Brasil devido ao câncer de próstata.“É uma doença silenciosa e assintomática, por isso grande parte dos homens é diagnosticado quando o câncer de próstata já avançou. Cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura”, explica o médico Edson Amaral, urologista da clínica Amor Saúde de Ipatinga (MG), parceira do Cartão de TODOS.

Para o urologista, o exame preventivo é fundamental para o diagnóstico e tratamento precoce e deve ser realizado anualmente a partir dos 50 anos em quem não tem histórico familiar e dos 40 em quem já possui algum familiar com a doença. “A raça negra deve ficar atenta, pois é mais suscetível ao câncer de próstata. Alimentação saudável e um estilo de vida com prática de atividades físicas são fundamentais para evitar todos os tipos de cânceres. Deve-se evitar também o consumo de tabaco e ingestão de álcool em excesso”, recomenda o especialista.

O Cartão de TODOS reforça a importância dessa prevenção. Com cartazes e outros elementos visuais destacados em todas as suas unidades, presentes em todo o país, a empresa alerta aos homens para se consultarem regularmente.“O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença na cura do câncer”, afirma Aquiles Vilar, vice-presidente do Cartão de TODOS.

 

Prevenir não custa caro!

“Ao aderir ao Cartão de TODOS, o filiado passa a ter acesso a consultas médicas com o Urologista, por exemplo, pelo valor de R$ 28, em nossas mais de 230 clínicas parceiras. Além disso, o cartão também dá direito a descontos em exames. O custo não pode ser um fator impeditivo para o homem se cuidar. O Cartão de TODOS oferece à população a oportunidade de colocar a saúde em dia, porque acredita que a prevenção é o melhor remédio”, declara Aquiles.

 

 

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA):

No biênio 2018-2019, o INCA estimou 68.220 novos casos de câncer de próstata. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente em homens de todas as regiões do país, com 96,85/100 mil na região Sul, 69,83/100 mil na região Sudeste, 66,75/100 mil na região Centro-Oeste, 56,17/100 mil na região Nordeste e 29,41/100 mil na região Norte.