NADADORA DA USIPA É CONVOCADA PARA PARALIMPÍADAS ESCOLARES

Aos 16 anos, Fernanda Souza Santos já é destaque na Usipa e também no Brasil. A nadadora tricolor foi convocada, na última segunda-feira (20), para participar das Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas em São Paulo (SP), de 19 a 24 de novembro.

Fernanda garantiu o índice para participar das Paralimpíadas quando conquistou 3 ouros nas provas de 50m livre, 100m livre e 100m costas nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A ipatinguense participou no campeonato pela sua escola, a Instituição APAE, na categoria PCD (Pessoa com Deficiência) classe S7.

“Eu fiquei muito feliz com esta convocação! Eu treino muito para manter o meu rendimento e isso me motiva ainda mais. Vou fazer o meu melhor para conquistar o ouro nas provas que irei nadar, mas só de ter sido convocada eu já me sinto honrada”, declara Fernanda.

A atleta começou a nadar nas piscinas da Usipa aos seis anos. Porém, quando tinha 11 anos, ela teve que sair da natação. No ano passado, aos 14 anos, Fernanda voltou a fazer parte da equipe tricolor e desde então só traz bons resultados. “Ficamos muito felizes quando a Fernanda voltou. Mesmo com o afastamento por alguns anos, ela estava obtendo bons resultados. Neste ano, ela melhorou ainda mais o seu desempenho e agora estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. Estamos, sem dúvidas, muito orgulhosos, pois uma Paralimpíada Escolar não é pára qualquer um”, contou o técnico responsável pela Fernanda, Alexandre Watanabe.

Na competição, a nadadora irá disputar as provas de 50m livre, 100m livre e 100m costas.

Paralimpíadas Escolares

De acordo com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), as Paralimpíadas Escolares têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.