A Empresa promove atividades de Educação Ambiental com foco em preservação

NA CENIBRA, DIA DA ÁRVORE TEM BLITZ EDUCATIVA

Para comemorar o Dia da Árvore, no dia 21/9, no horário de 8h30 às 10h, em frente ao Viveiro Florestal da CENIBRA, em Belo Oriente, será realizada uma Blitz Educativa com distribuição de sementes e mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
A iniciativa é uma parceria da CENIBRA com a 12ª Cia INDMAT da Polícia Militar, a Rede Ambiental Verde Vida, CONSEP, CODEMA, Secretária de Meio Ambiente e alunos da Escola Municipal Perpétuo Socorro. A ação integra as diversas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela CENIBRA. Neste mesmo dia, haverá blitz em outros quatro pontos do Vale do Aço (Coronel Fabriciano, Timóteo e Ipatinga), em parceria com a entidades que constituem a Rede Verde Vida.

Os benefícios das árvores para a vida são vários. Elas contribuem para regulação da temperatura do ambiente, proteção do solo, nascentes de rios, lagoas e lagos; preservando a vida silvestre, além do aspecto funcional do bom uso das árvores plantadas, para produção de móveis, diversos tipos de papel, utensílios domésticos, embarcaç ões e vários subprodutos madeireiros essenciais no cotidiano da sociedade.

A CENIBRA maneja uma área de 254 mil hectares, sendo 51% de plantio de eucalipto; 41% de área de Preservação Permanente e Floresta Nativa (são mais de 100 mil hectares preservados); e o restante em áreas destinadas para infraestrutura e outros.

Do eucalipto tudo se aproveita. Das folhas, extraem-se óleos e essências utilizadas em produtos de limpeza e alimentícios, em perfumes e até em remédios. A casca oferece tanino, usado para curtir o couro, o tronco fornece madeira para sarrafos, lambris, ripas, vigas, postes, varas, esteios para minas, mastros para barco, tábuas para embalagens e móveis. Sua fibra é utilizada como matéria-prima para fabricação de papel e celulose. E a celulose, por sua vez, pode ser encontrada em diversos itens e alimentos do dia a dia.

Setor florestal busca recuperação de 15 mi/ha da Mata Atlântica

A união de forças entre comunidades, ambientalistas e empresas tem permitido a recuperação da Mata Atlântica, que abriga 20 mil espécies de plantas nativas e 270 espécies de animais mamíferos. Este importante trabalho está representado no vídeo produzido pelo WWF – World Wide Fund for Nature , em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e o New Generation Plantations (NGP).

“Recuperamos a Mata Atlântica, ao mesmo tempo em que plantamos árvores para produtos de base florestal. Nos chamados mosaicos, as florestas naturais e plantadas se interligam e garantem a manutenção e a preservação da biodiversidade da região”, explica Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Ibá, entidade que representa as empresas do setor.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3