MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA EM FABRICIANO

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, iniciou nessa quarta-feira, 11, a 2ª etapa do Mutirão de Cirurgias de Catarata. As cirurgias estão sendo serão realizadas no Hospital Dr. José Maria de Morais (HJMM) e vão acontecer também nos dias 12 e 13 de julho.  A previsão é que nesta fase 325 pacientes sejam atendidos. Aproximadamente 160 pessoas já realizaram a cirurgia em um dos olhos no 1° mutirão, e os demais passarão pelo procedimento pela primeira vez.

Nessa terça-feira, 10, o município organizou a entrega das marcações das cirurgias para os pacientes que participarão do mutirão. A reunião ocorreu na Sede da Igreja Assembléia de Deus e teve como objetivo informar os pacientes sobre a data e o horário que o procedimento será realizado.

O prefeito Dr. Marcos Vinicius ressaltou a importância do mutirão para a população. “Estamos fechando mais um ciclo com essas cirurgias e dando dignidade a estas pessoas que estão há anos esperando por este procedimento que é simples e rápido. Agora ninguém precisa mais sair de nossa cidade para fazer cirurgia em outro município, temos o nosso próprio hospital com todas as condições em oferecer este benefício para nossa população”, disse.

A dona de casa, Maria José, participará desta segunda etapa do mutirão e afirma que está ansiosa para passar pelo procedimento. “Há anos que eu espero por essa cirurgia. Atualmente não consigo fazer algumas tarefas domésticas por causa da minha visão. A expectativa é que depois da cirurgia eu volte a fazer tudo normalmente”, contou.

1° Mutirão de Cataratas

O 1° Mutirão de Catarata foi realizado em Janeiro de 2018, e 234 pessoas passaram pelo procedimento. Após a cirurgia os pacientes recebem um colírio oferecido pela prefeitura, necessário para a cicatrização. Com o mutirão, o município espera zerar a fila e também atender pacientes que ainda não procuraram o atendimento.​