Roberto Carlos em O que me Incomoda Divulgação (5)

MOSTRA DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS APRESENTA SELECIONADAS

A convocatória para Mostra de Manifestações Artísticas Culturais Pautada pela Diversidade de Gênero, Acuenda, lançada pelo grupo Hibridus Dança selecionou vários trabalhos de diversas regiões do país, para se hospedarem na plataforma Youtube, do grupo. A mostra acontecerá do dia 28 de junho, dia em que se comemora o dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, até o dia 02 de julho. Serão dois trabalhos diários a começar sempre às 19h.

Mostra

A 1ª Edição do Acuenda, que conta com o apoio da Secult e Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal, terá em sua programação trabalhos artísticos nas áreas da dança, teatro, circo, simpósio, conversas e troca de saberes bem como, especialmente nesta primeira edição, a mostra será dedicada a artista plástica, trans e militante dos direitos LGBTQIA+ de Ipatinga, Camila Oliveira, de 49 anos, que não resistiu às complicações da covid-19 e morreu em dezembro passado. A mostra irá expor os trabalhos artísticos de Camila nas plataformas Youtube e Instagram do grupo Hibridus Dança.

Sua obra é um convite para que o público entre no universo da Acuenda, através do olhar direcionado para as artes visuais. Estimulam a liberdade de expressão e tem como objetivo confrontar “as instituições sexo-normativas”, ao propor a “abertura de uma possibilidade para a construção de organismos não-binários e mutáveis”.

Camila Oliveira – atuou como enfermeira durante muitos anos e integrou o projeto Entre Grades e Sonhos (que prestava assistência a mulheres reclusas). Autora, em parceria com Marcela Cristina Cordeiro, do livro “Uma questão de gênero”, que descreve a vulnerabilidade da atenção à saúde da população LGBT, em especial da população de travestis e transexuais.

 

Relevância

O Brasil é o país que mais se mata LGBTQIA+ e de acordo com a ILGA (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais), o país ocupou o primeiro lugar na quantidade de homicídios por motivação LGBTQIA+fóbica. Discutir questões da comunidade LGBTQIA+, suas especificidades, cultura, aceitabilidade e outras tantas abordadas em uma programação com espetáculos, filmes, exposição, formação, é de extrema importância, não só informa, mas pode criar empatia, humanidade, pois a arte dá liberdade de olharmos para tudo de outro ponto. Permite tomar ciência de outras formas de viver LGBTQIA+ criando um espaço de discussões que acolha formas possíveis de ser LGBTQIA+, espaço de conscientização, informação e compartilhamento. Conecta-se a arte que nos dá liberdade para assumir quem realmente somos e consciência para lutarmos por espaços subjugados por uma sociedade LGBTQIA+fóbica, valoriza o trabalho de pessoas LGBTQIA+, principalmente para apoiar a disseminação de projetos relevantes escondidos sob o peso do preconceito.

 

Programação

Além da exposição dos trabalhos da artista plástica Camila Rodrigues e os trabalhos artísticos, a programação contará, ainda com um simpósio, em formato de live, um bate papo com todes es selecionades, aberta ao público.

28 de junho – Segunda-feira

Espaço de Exposição

Camila Oliveira – Exposição de Artes Plásticas – Ipatinga/MG

Local: site e Instagram do Hibridus Dança

Abertura:

19h – Iuri Alves – Abalo – Mossoró/RN

19h30 – Coletivo BIL – Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Trans e Cis – Partilhando Saberes – conversando a gente se entende? – Ipatinga/MG

 

29 de junho – Terça-feira

19h – Diane Dias/GT Gênero e Diversidade – Por que conversar sobre gênero e diversidade na região do Vale do Aço? – Ipatinga/MG

 

19h30 – ADILSON MARIANO – Roberto Carlos em o que me incomoda – Ipatinga/MG

 

30 de junho – Quarta-feira

19h- Gustavo Nascimento – Dengo – Coronel Fabriciano/MG

 

19h30- Carlos Passos/Filó Incubadora Cultural – Ballroom – Ipatinga/MG

 

01 de julho – Quinta-feira

19h- Rômulo Gonçalves Amaral – Maquiagem Drag: passo a passo – Timóteo/MG

19h30 – Bruny Muricci/Instituto Cultural In-Cena – SARAU COSTURANDO TRETAS DA LGBTudo – Teófilo Otoni/MG

02 de julho – Sexta-feira

19h-Trupe de Truões – Procura-se um Mozão – Uberlândia/MG

 

20h – Simpósio  Roda de conversa com es selecionades.

 

Ficha Técnica

Curadoria:

Luciano Botelho – Curadoria, Artista da dança e coordenador de comunicação do Hibridus.

Wenderson Godoi – Curadoria, Artista da dança e produtor cultural do Hibridus.

 

Serviço

Acuenda Mostra de Manifestações Artísticas Culturais Pautada pela Diversidade de Gênero

Local

Youtube e Instagram do Grupo Hibridus Dança

https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg

@hibridusdanca

Data: 28 de junho a 02 de julho de 2021

Hora: 19h

Informações e programação:

www.hibridus.com.br

Fone: 31 985513323

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3