MÓDULO DA FORMACOOP NO HOSPITAL METROPOLITANO UNIMED

A Unimed Vale do Aço, em parceria com a Sicoob Vale do Aço, Sicoob COPESITA e Consul, deram início, no auditório do Hospital Metropolitano Unimed, ao primeiro módulo do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (FORMACOOP). O curso, que teve início em maio, foi dividido em dez módulos. Dentre os 35 inscritos, estão 14 cooperados e três colaboradores da Unimed.

O curso é oferecido pelo Sistema OCEMG – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado, e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. O programa foi desenvolvido para atender a demanda das cooperativas do Vale do Aço na capacitação do público cooperativista e dos cooperados e é destinado principalmente aos gerentes, conselheiros, técnicos e encarregados de setor das organizações.

A abertura do evento foi feita pelos Presidentes das Cooperativas, Adilson Suda da CONSUL, Flavio Leal do SICOOB Vale do Aço e o Diretor-Presidente da Unimed Vale do Aço, Dr. José Maurício Nolasco Nascimento, que deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da capacitação dos gestores. “Uma empresa que não capacita seus profissionais, tende a caminhar para o fracasso e no ramo cooperativista ocorre da mesma forma. Já fiz vários cursos pela OCEMG e preciso destacar a excelência dos professores e do material didático oferecido. Nossos colaboradores devem buscar a qualificação, mas nós, enquanto gestores, também. Aproveitem o curso e retenham o máximo de conhecimento que puderem. O ganho não será apenas para as cooperativas, mas para cada um de vocês”, afirmou o Diretor-Presidente da Unimed Vale do Aço.

Benedito Nunes, instrutor do Sistema OCEMG, destacou o conteúdo oferecido pelo curso e os investimentos que as cooperativas devem fazer na formação de gestores. “O tema escolhido para cada módulo, ao mesmo tempo que trata de forma individual de diversos assuntos, tem ligação com os demais e convergem para o mesmo foco, que são os processos clássicos da boa prática de gestão. E a base do FORMACOOP é essa, nos ensinar um plano de negócios para gerenciar melhor o cooperativismo. Estamos em um mercado competitivo, onde apenas os mais aptos sobrevivem. E essa aptidão está ligada a nossa formação profissional e a pessoal, que deve ser construída a partir de uma busca constante pela qualificação”, concluiu.

A próxima etapa do curso que traz a temática “Bases Legais do Cooperativismo” ocorrerá nesta sexta-feira (14) e sábado (15) com o instrutor do Sistema OCEMG, Luiz Humberto.